Política

DETERMINAÇÃO

Justiça manda retirar do ar página fake que ataca Wellington Dias e Rafael Fonteles

Segundo o TRE-PI, o perfil faz publicações mentirosas e ofensivas contra os pré-candidatos do PT

Da Redação

Terça - 10/05/2022 às 13:36



Foto: Reprodução/Instagram Rafael Fonteles e Wellington Dias
Rafael Fonteles e Wellington Dias

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) determinou a retirada imediata do ar das páginas “Pior Pro Piauí”, no Instagram e Facebook. As postagens foram consideradas fake news e propaganda antecipada e negativa contra o pré-candidato ao Senado, Wellington Dias (PT-PI) e o pré-candidato ao Governo do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI).

A decisão do TRE é dessa segunda-feira (09) e até esta terça-feira (10), a página permanece no ar no Instagram. De acordo com o TRE-PI, a ação foi protocolada pelo ex-presidente do PT no Piauí, o deputado estadual Francisco Limma. A medida foi julgada pelo Juiz Marcelo Leonardo Barros Pio.

De acordo com o documento, as páginas manifestam trucagem, montagem, propaganda falsa, com o objetivo de macular a imagem dos pré-candidatos Wellington Dias e Rafael Fonteles antes do período autorizado pela lei, existindo, assim, uma clara violação dos preceitos que regem a propaganda eleitoral, especialmente por imputar fato ofensivo à honra ou sabidamente inverídico, com dizeres mentirosos e ofensivos relatados sob o manto do anonimato.  

O juiz Marcelo Leonardo Barros Pio deu prazo de 48 horas para que o Facebook e o Instagram identifiquem os responsáveis pela página e informem ao TRE-PI.

 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: