Política

OPERAÇÃO CERRADOS

Justiça aceita denúncia e torna réu o prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner (PP)

O prefeito foi investigado na Operação Cerrados e é suspeito de desvio de recursos públicos

Da Redação

Quarta - 10/04/2024 às 08:28



Foto: Divulgação Dr. Wagner
Dr. Wagner

A denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Piauí (Gaeco/MPPI) contra os alvos da Operação Cerrados, que investigou desvio de recursos públicos por meio de contratação com sobrepreço pelo município de Uruçuí, foi recebida pela Justiça do Piauí. Entre os investigados está o prefeito do município, Dr. Wagner Pires Coelho (Progressistas).

Além do prefeito de Uruçuí, foram denunciados ainda Pedro Moreira Rodrigues, Jackson Macedo Rocha, José Ribamar Mateus Ferreira dos Santos, Demerval Pereira da Silva, Rafael da Silva Frota e Katilene de Sousa Rodrigues. 

De acordo com o coordenador do Gaeco/MPPI, o promotor de Justiça Cláudio Soeiro, Dr. Wagner é suspeito de desvio de recursos na contratação da empresa Ambientar Construções e Serviços de Obras. As investigações constataram possíveis práticas de crimes de fraudes em licitações e contratos no município durante a gestão do prefeito em 2017, no seu primeiro mandato, e 2022, durante o segundo.

A apuração apontou para possíveis crimes praticados pelo gestor municipal com a participação de diversos empresários. Além disso, a investigação evidenciou existência de relações financeiras suspeitas entre a empresa, seus sócios, procuradores e parentes, o prefeito de Uruçuí, seu filho e parentes, e servidores públicos municipais.  Parte dos recursos municipais teriam sido desviados em benefício de Francisco Wagner e seus familiares.

No ano passado, Dr. Wagner chegou a ser afastado do cargo devido as investigações. Ele foi afastado em março de 2023 e em junho o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou, o retorno imediato do prefeito ao cargo.

Fonte: Com informações do Ministério Público

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: