Política

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Governadora anuncia a criação de seis parques ambientais no Piauí

O anúncio feito dentro da comemoração da semana do Meio Ambiente

Da Redação

Terça - 07/06/2022 às 16:01



Foto: Ascom Governadora assina edital para aquisição de mudas
Governadora assina edital para aquisição de mudas

A governadora do Piaupi, Regina Sousa (PT) anunciou nesta terça-feira (7), uma série de ações que fortalecem a política e o desenvolvimento ambiental do estado. Uma das ações foi a nomeação de 15 novos auditores fiscais ambientais aprovados em concurso e a criação de seis parques ambientes no Piauí. A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak e contou com a partição do o secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Marçal.

A ação faz parte das comemorações pela Semana do Meio Ambiente. “O que estamos fazendo é atualizar a estrutura da Semar, chamando os concursados. Com isso vamos reforçar o time que vai cair em campo, andar por todo o Estado, ver quem está queimando, quem está devastando”, disse.

Outra ação divulgada foi o lançamento do edital para aquisição voluntária de um milhão de mudas de espécies nativas para reflorestamento de áreas degradadas e ampliação de áreas verdes e também  a criação de seis parques ambientais municipais, como parte do Projeto Municiparques. A iniciativa é do Governo do Estado em parceria com prefeituras municipais e será financiada pela empresa Ibitu Energia.

O secretário do Meio Ambiente, Daniel Marçal, informou que o propósito é contribuir com a preservação ambiental no Estado e que os novos parques serão instalados em seis municípios do norte do Piauí. São eles: Parque Municipal de Santana, em São João do Arraial; Parque Municipal Mirante Pedra da Espia, em Cocal; Parque Municipal Cachoeira da Ninga, em Cocal dos Alves; Parque Municipal Cachoeira do Rosário, em Caraúbas; Parque Municipal Morro da Pedra Branca, em Joaquim Pires; e Parque Municipal Morro do Coã, em Lagoa do São Francisco.

De acordo com o gestor, o critério para definição dos locais é por serem áreas que possuem atributos genéticos e naturais para serem preservados, ampliando as áreas verdes do Estado.

Plantio de mudas

Serão 1 milhão de mudas plantadas e será feita uma chamada pública é para adesão voluntária ao plantio, mediante a doação financeira por parte de pessoas físicas e jurídicas pela plataforma do Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Recursos Hídricos (Siga). “Serão adquiridas mudas nativas, preferencialmente frutíferas adaptadas. Ou seja, mudas que se adaptem às nossas condições climáticas e se desenvolvam de forma segura”, explicou o secretário do Meio Ambiente.

Segundo Daniel Marçal, a meta é plantar cinco milhões de mudas por ano no Piauí, por meio do Proverde Piauí, que é o Programa de Desenvolvimento Ambiental e Reflorestamento do Piauí.

Regina Sousa participará de reunião com presidente do Senado nesta terça-feira (7)

"Bolsonaro está fazendo um desmonte na Caixa", diz Franzé sobre projetos de leis

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: