Política

VOTAÇÃO

Falta 1 ano para as Eleições Municipais de 2024

No Piauí, a contagem atual registra mais de 2,5 milhões de eleitores aptos a votar

Arnaldo Silva

Sexta - 06/10/2023 às 12:08



Foto: TSE Novo modelo de urnas eletrônicas
Novo modelo de urnas eletrônicas

Teresina (06) - Faltam exatamente 12 meses para que mais de 156 milhões de eleitores brasileiros se dirijam às urnas eletrônicas com o propósito de escolher candidatos e candidatas aos cargos de prefeito e vice-prefeito de suas respectivas cidades, assim como vereadoras e vereadores que integrarão as casas legislativas municipais em todo o país.

As Eleições Municipais de 2024 estão agendadas para acontecer em duas etapas: o primeiro turno ocorrerá em 6 de outubro, enquanto o segundo turno, se necessário, será realizado no dia 27 do mesmo mês, para a seleção de prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores.

No Piauí, a contagem atual registra mais de 2,5 milhões de eleitores aptos a votar nos 224 municípios do estado, com a maioria constituída por mulheres. É importante destacar que esse número pode sofrer alterações, uma vez que o prazo para emissão de novos títulos de eleitor, solicitação da segunda via, regularização ou atualização do cadastro eleitoral se estende até 8 de maio de 2024.

Na capital do estado, mais de 500 mil pessoas são aguardadas para participar das eleições e decidir o futuro da cidade verde. Nomes como o atual prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), Silvio Mendes (União Brasil), o deputado estadual Fábio Novo (PT) e Barbará do Firmino (PP) estão sendo considerados como possíveis candidatos na corrida pelo palácio da cidade no próximo ano.

Conforme estabelecido pela Constituição Federal (artigo 14, parágrafo 1º), o alistamento eleitoral e o voto no Brasil são obrigatórios para os cidadãos maiores de 18 anos e facultativos para jovens de 16 e 17 anos, bem como para os maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.

Neste dia 6, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a logomarca das Eleições Municipais de 2024, com o tema "Voz da Democracia," ressaltando a importância das eleições como o principal meio de expressão da vontade popular.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: