Política

APOIO

Deputado federal Merlong Solano divulga nota em defesa do PROAJA e critica ação da PF

Segundo o deputado, não há irregularidades no programa de alfabetização e a ação da PF foi espetaculosa

Da Redação

Sexta - 02/09/2022 às 13:48



Foto: Divulgação Deputado federal Merlong Solano
Deputado federal Merlong Solano

O deputado federal Merlong Solano (PT-PI), divulgou uma nota em apoio ao Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos no Piauí (Proaja) após a Polícia Federal deflagrar uma operação para apurar possíveis irregularidades no programa. Ele também gravou um vídeo criticando as ações da Polícia Federal no Piauí.

O deputado lembrou que recentemente a Polícia Federal foi usada para reprimir um estudante em Parnaíba após ele pintar gravuras em um dos bancos da Universidade Federal do Delta Parnaíba.

"Agora, ela [PF] é usada para tentar parar o Proaja...  é muito estranho que esta ação tenha acontecido hoje, de maneira espetaculosa, quando ela foi autorizada no dia 12 de agosto. No dia 24 de agosto saiu uma decisão do Tribunal Federal Regional autorizando a continuidade do Proaja porque não viu irregularidades ou motivos suficientes para parar o programa", ressaltou o deputado.


NOTA DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A mesma elite socialmente irresponsável que levou 496 anos pra criar o FUNDEF, que garantiu orçamento para o Ensino Fundamental e valorização do magistério, agora investe furiosamente contra o PROAJA, criativo e arrojado programa de alfabetização de jovens e adultos.

O PROAJA tem a concepção correta de mobilizar instituições da sociedade civil para o combate ao analfabetismo e é sustentado por recursos orçamentários garantidos pelo Governo do Estado, que assim dá excelente destinação a boa parte dos recursos oriundos dos repasses atrasados do FUNDEF. Recursos próprios do Estado, resultantes da devolução de recursos indevidamente retidos pela União durante anos.

Sem poder fazer nada contra o programa do ponto de vista legal, como bem atesta decisão do TRF 1, a elite usa delegada da Polícia Federal para pedido de busca e apreensão. A mesma PF que usaram outro dia para reprimir um estudante em Parnaíba usada agora para tentar parar o PROAJA e tirar algum ganho político. Uma lástima que no governo federal da morte a PF esteja crescentemente se tornando um instrumento político.

Teresina, 02.09.2022.

Merlong Solano
Deputado Federal – PT/PI

Seduc reafirma transparência do Proaja; ação pirotécnica da PF parece eleitoral

Polícia Federal apura possíveis irregularidades em programa de alfabetização no Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: