Polícia

CRIME AMBIENTAL

Agentes da PRF apreendem carga de madeira serrada avaliada em R$ 26 mil no Piauí

A carga foi apreendida na madrugada de quarta-feira (30) na BR-316, em Teresina

Redação

Quarta - 31/07/2019 às 08:00



Foto: PRF A carga de madeira serrada foi apreendida na madrugada de quarta-feira (30) na BR-316, em Teresina
A carga de madeira serrada foi apreendida na madrugada de quarta-feira (30) na BR-316, em Teresina

Agentes da Polícia Rodoviária Federal realizaram a apreensão de 58,56 m³ de madeira serrada sem licença ambiental válida para o transporte na madrugada de quarta-feira (30) na BR-316, em Teresina. Os agentes identificaram o crime ambiental ao abordarem o veículo Scania/R 124 GA4X2NZ 42 conduzido por um homem de 29 anos. Foi solicitado ao condutor toda a documentação ambiental do carregamento. Após as averiguações necessárias foi detectado pelos agentes que os documentos apresentados estavam vencidos conforme site do IBAMA e que as notas fiscais apresentavam uma quantidade de madeira diferente da que estava na carreta.Tocador de vídeo

A carga avaliada em R$ 26 mil vinha de Chuninguaia, no Pará, e tinha como destino a cidade de Arapiraca, em Alagoas. O condutor informou para os agentes que não tinha conhecimento da ilegalidade. A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.

Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e toda a carga de madeira juntamente com o veículo e o condutor foram encaminhados para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piaui – SEMAR/PI e encontram-se disponíveis na cidade de Teresina/PI para os encaminhamentos devidos. O condutor foi encaminhado para o Juizado Especial Criminal da comarca de Teresina/PI, se comprometendo a comparecer em audiência pré agendada.

Em 2018, a PRF efetuou a apreensão de 1.267,33 m³. Somente esse ano, a PRF já realizou a apreensão de 519,63 m³ de madeira nas rodovias federais que cortam o Piauí.

Fonte: PRF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: