Polícia

Polícia prende caçadores acusados de matar guarda-parque

Dois presos foram transferidos para Floriano. Os outros dois acusados continuam foragidos

Sábado - 19/08/2017 às 16:08



Foto: Arquivo pessoal Edilson Pereira da Silva, morto por caçadores no Parque da Serra da Capivara
Edilson Pereira da Silva, morto por caçadores no Parque da Serra da Capivara

A Polícia Militar conseguiu prender dois dos quatro caçadores suspeitos da morte do guarda do Parque da Serra da Capivara, Edilson Pereira dos Santos, que levou um tiro de espingarda nas costas, e ferimentos em outros dois vigilantes – baleados nos pés e nas pernas por disparos de revólver calibre 38 e de espingarda.

Os suspeitos foram presos na mata e levados para Floriano. Os outros dois caçadores que se envolveram num confronto com os três guardas estão foragidos e continuam sendo procurados pela polícias Militar, Civil e Federal.

Os três guardas baelados são funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e estavam desarmados e sem colete balístico. As armas e os equipamentos de segurança deixaram de ser fornecidos pela empresa de São Paulo, contratada para fazer a vigilância do Parque, que é patrimônio mundial.

Segundo o delegado de São João do Piauí, Hugo Montenegro, os três funcionários receberam os primeiros socorros em São João do Piauí, inclusive com a intervenção do prefeito, Gil Carlos Modesto, que é médico. Ele disponibilizou toda uma equipe de profissionais para tentar salvar a vida do guarda Edilson Santos, que trabalhava a 20 anos no Parque, mas o paciente sofreu duas paradas cardíacas e faleceu.

Os guardas feridos tinham balas alojadas no corpo e se submeteram a cirurgias.

Edilson Pereira dos Santos vestido para o trabalho
O guarda-parque Edilson Pereira dos Santos que foi assassinado

O delegado regional de São João do Piauí, Herberth Hugo, explicou que os dois caçadopres também foram baleados durante a troca de tiros e após o cerco policial decidiram se entregar.

"A Polícia tinha localizado eles e já havia fechado o cerco. Eles iam morrer no mato por causa dos ferimentos mas acabaram se entregando e foram levados para o hospital de São João do Piauí onde foram prestados os primeiros socorros e eu fiz a autuação deles", relatou o delegado.

Os dois foram autuados pelo homicídio do guarda Edilson Aparecido, mas segundo o delegado um inquérito será instaurado para averiguar todos os detalhes da situação. Os guardas sobreviventes serão ouvidos, assim como os caçadores acusados do crime.

Após o primeiro atendimento em São João do Piauí os caçadores foram levados para o Hospital Regional de Floriano onde estão internados e custodiados pela Polícia Civil. "Havia um ferido na perna e outro no tórax. Não podemos confirmar o estado de Saúde porquê a princípio não tivemos essa posição dos médicos, mas ao se recuperarem vamos saber quais serão as próximas medidas", explica o delegado.

A autuação foi encaminhada a Justiça que deve decidir se pede a prisão dos caçadores, ou eles responderão ao processo em liberdade. "Eu acredito que o juiz deva conceder alguma medida cautelar para que eles sejam acompanhados, mas ele vai deliberar. Como eles também estão em situação difícil por conta dos ferimentos talvez possam responder em liberdade, ou não", conclui o delegado.

Fonte: Paulo Pincel/Com informações do portalomandacaru

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: