Polícia

PF investiga esquema que usa nomes de mortos para fraudar benefícios do INSS em Teresina

Em apenas um benefício falso a quadrilha recebeu R$ 242 mil do INSS

Terça - 12/09/2017 às 14:09



Foto: Divulgação Policia Federal
Policia Federal

Atualizada às 11:30

A Polícia Federal, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deflagrou, por volta das 5h desta terça-feira (12), a Operação Tripla Face que tem o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado na falsificação de documentos públicos e privados para continuar a receber benefícios previdenciários de falecidos. As equipes cumprem quatro mandados de busca e apreensão na zona Leste e Norte de Teresina.

Em nota divulgada à imprensa, a Polícia Federal informou que 15 policiais cumprem os mandados de busca a apreensão em Teresina, todos expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal da capital piauiense. A Justiça Federal também determinou o bloqueio das contas dos investigados.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em julho de 2015 e revelam que o grupo criminoso identificava beneficiários do INSS já falecidos, falsificavam documentos em nome dessas pessoas e obtinham procurações públicas ideologicamente falsas.

As investigações apontam que em apenas um benefício falso, foi constatado o prejuízo de R$ 242 mil aos cofres públicos pagos em nome um dos beneficiários falecidos. Há indícios de fraude no recebimento de pelo menos outros 23 benefícios previdenciários.

Os criminosos responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

O nome da Operação Tripla Face faz referência ao fato dos criminosos terem utilizado três identidades diferentes com os dados de uma beneficiária falecida, alterando apenas as fotografias.

Matéria original - às 9h35min

A Polícia Federal deflagrou por volta das 5h desta terça-feira (12) uma operação contra fraudes na Previdência Social. Em Teresina, as equipes cumprem mandados de busca e apreensão na zona Leste e Norte da cidade.

Os mandados de busca e apreensão estão acontecendo nos bairros Jóquei, Morada do Sol e Aeroporto. Não há mandados de prisão.4

Aguarde mais informações

Fonte: Alinny Maria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: