Política

Poderes reclamam por recursos no orçamento de 2019

O secretário de Planejamento, Antonio Neto, participou de audiência pública na Alepi

Quarta - 21/11/2018 às 16:11



Foto: Laryssa Saldanha/Alepi Audiência pública na Comissão de Finanças da Alepi
Audiência pública na Comissão de Finanças da Alepi

Representantes do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Uespi, Seinfra, Sindicato de Auditores Fiscais do Estado, Sindicato dos Servidores da Fazenda e SindJus participaram, na manhã desta quarta-feira (21), da audiência pública que discutiu o Orçamento Geral do Estado para 2019  Após a apresentação feita pelo secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, algumas questões foram levantadas pelos presentes.

O primeiro a se manifestar foi o secretário de Orçamento e Finanças no Tribunal de Justiça do Piauí, Roosevelt Figueiredo, que pediu a revisão do orçamento para o TJ-PI uma vez que o valor ficou bem abaixo dos 13% de aumento solicitados pelo Poder. O orçamento apresentado prevê aumento de 7,65%. 

“O percentual que o TJ pediu se justifica por algumas coisas, entre elas o aumento nacional da magistratura foi aprovado recentemente no Senado, que é impositivo e nós temos que nos adequar. Além disso, temos o aumento dos servidores e Planos de Carreiras em vigência. Então, nós pedimos maior compreensão do poder Executivo e da Assembleia com relação a esse percentual”, disse.

O diretor Administrativo e Financeiro da Defensoria Pública do Estado, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, também questionou o valor destinado para órgão. “Os números são eloquentes, mas nos últimos anos a Defensoria tem se dedicado a resolutividade dos casos, na aplicação de medidas de austeridade, governança. Mas a Defensoria tem um limite para fazer as coisas funcionarem. As exigências do Ministério Público e do Tribunal de Justiça batem a nossa porta todos os dias, e nós temos que estar em todos os locais. Mas com esse quadro, dificilmente nós podemos pensar num plano de expansão”, disse.

O diretor também lembrou que recentemente o STF homologou uma decisão determinando a nomeação e posse de 17 defensores públicos.

Em resposta aos questionamentos, o secretário Antônio Neto disse que o Estado está dentro do limite de gastos. “Essa questão de repasse para Poderes vem sempre sendo preponderante, e todos são importantes. Mas o que está acordado, com autorização do governador, um aumento de 4,5% para todos os demais poderes na Fonte do Tesouro. Esse é o máximo que o Executivo pode acordar”, explicou.

Parlamentares 

Alguns deputados também se manifestaram durante a audiência. O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Limma (PT), elogiou a apresentação sucinta e disse que a PLOA deixa de ser uma proposta de "achismo" e passa a peça milimetricamente elaborada. Já o deputado Zé Santana (MDB) questionou alguns valores apresentados.

O deputado Evaldo Gomes (PTC) questionou quais secretarias do Governo executaram integralmente o Orçamento de 2018 e criticou o tamanho da máquina pública. Em resposta, Antônio Neto disse que aquelas que não executaram tiveram os recursos remanejados para outras áreas.

Relatório 

O relator do Orçamento 2019 na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, deputado Nerinho (PTB), ficou satisfeito com a exposição do secretário. Segundo ele, o Estado evolui na elaboração da lei orçamentaria, cada vez mais enxuta e objetiva.

Também participaram da audiência, os deputados Gustavo Neiva (PSB), Severo Eulálio (MDB), Dr. Hélio (PR), Firmino Paulo (PP), Júlio Arcoverde (PP) e Georgiano Neto (PSD). A audiência foi presidida pelo deputado Wilson Brandão (PP), presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: