Brasil

PM ajuda avô a fazer parto da própria neta por telefone

Jovem Miriam Nascimento, de 20 anos, deu à luz a uma menina, que nasceu com 3,5 kg. As duas passam bem

Segunda - 10/09/2018 às 16:09



Foto: Arquivo Telefone
Telefone

Por telefone, um policial militar ajudou os avós a realizarem o parto da própria neta em São Vicente, no litoral paulista. A filha do casal entrou em trabalho de parto em casa e, como a família mora num bairro de difícil acesso, a ambulância não chegou a tempo. A jovem Miriam Nascimento, de 20 anos, deu à luz ao primeiro filho na manhã da última sexta-feira (6). As informações sobre o parto foram divulgadas pela Central de Operações da Polícia Militar (Copom) neste domingo (9).

Durante a ligação, o cabo Cortez pediu ao pai da grávida, Osvaldo Nascimento, que verificasse o intervalo das contrações e mantivesse a serenidade para seguir as orientações. Segundo o 'G1', que teve acesso ao áudio, do outro lado da linha, é possível ouvir o desespero da mãe de Miriam, que cobra a chegada do resgate.

Acreditando que os avós não precisariam fazer o parto, o PM pede tranquilidade, mas, pouco depois, a jovem começa a dar à luz. "Tá saindo o bebê já", diz o avô.

Cortez começou, então, a passar o procedimento para a retirada do bebê: "Pega uma toalha e entrega para a sua vizinha, rápido, porque o bebê escorrega, e não pode correr o risco da criança cair no chão. Fala para ela amparar a criança com a mão, sem puxar. Vamos, que eu vou tentar ajudar o máximo que dá".

Na sequência, o cabo pede ao avô que verifique se cordão umbilical está em volta do pescoço do bebê e coloque o dedo na boca da criança para tirar a placenta e liberar as vias aéreas: "essa criança precisa respirar", diz.

"Chorou, chorou!, comemora o PM. O atendimento por telefone durou cerca de cinco minutos. Após a chegada da ambulância, Miriam foi levada para a Maternidade Municipal. O bebê é uma menina, que nasceu com 3,5 kg. As duas passam bem e já receberam alta.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: