Esportes

Pista de Atletismo da UESPI beneficiará alunos e altetas

Professores apostam na ampliação de projetos e pesquisas quando a obra for entregue

Terça - 10/01/2017 às 19:01



Foto: Ascom Em fase de conclusão pista de atletismo
Em fase de conclusão pista de atletismo

Em fase de aquisição e instalação de revestimento para piso e acessórios oficiais, a Pista de Atletismo da Universidade Estadual do Piauí tem previsão de conclusão de obra para o segundo semestre de 2017.

A pista de padrão internacional contará com equipamentos de certificação IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo) e da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) que viabilizarão competições nacionais e internacionais, formação de atletas de alto rendimento, projetos de extensão universitária, pesquisas acadêmicas e melhores estruturas para as atividades práticas do curso de Educação Física da instituição.

Com a nova pista, os docentes Ivaldo Coelho e Moisés Mendes, do curso de Educação física, apostam no desenvolvimento e ampliação de pesquisas e projetos. O projeto “Correndo e saltando o futuro” é uma atividade de extensão que eles desejam realizar em nível de competição, quando a obra for entregue.

No projeto, participam alunos do curso e atletas da comunidade. Com o Cacude (Ciclo de Atividades Culturais e Desportivas) que reúne diversas modalidades esportivas, os professores articulam a implantação da modalidade de atletismo.

A pesquisa científica é outro fator de relevância com a implantação do complexo de atividades esportivas. “Já produzimos pesquisas de alto rendimento e a pista de atletismo de padrão internacional será um laboratório” comentou o Prof. Me. Moises Mendes.

De acordo com o Pró-reitor de Administração e Recursos Humanos (PRAD), Prof. Me. Raimundo Isídio, o prazo para a execução da implantação dos equipamentos é de 120 dias. “O processo de licitação para as empresas lançarem suas propostas está aberto até fevereiro. Após a assinatura da ordem de fornecimento dos materiais pela empresa licitada, daremos início a esta segunda fase de construção”, acrescenta.

Segundo o pró- reitor, na primeira etapa de construção da pista, foram investidos pouco mais de 4 milhões e 300 mil reais, com a infraestrutura do local. Para a segunda etapa, o orçamento previsto no edital de licitação é da ordem de 4 milhões e 750 mil. A obra é fruto de uma emenda parlamentar da deputada Iracema Portela, com repasses do Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes.

O coordenador do curso de Educação Física da UESPI, Prof. Me.Ivaldo Coelho, destaca ainda que os materiais que serão implementados darão segurança para que os atletas se preparem para grandes competições. Segundo ele, a maioria das pistas de atletismo tem pisos emborrachados.

“A adaptação do atleta para uma competição nacional e internacional vai ser melhor se ele já treina em um ambiente igual ao que vai competir”, disse.

Os acessórios implementados nesta segunda fase da obra são:  Piso para revestimento da pista; Guia de alumínio, meio fio removível, caixa completa de salto longo/triplo, caixa de salto com vara, tampa de caixa de salto com vara, obstáculo do fosso, gaiola para lançamento de disco/martelo com rede, círculo para lançamento de peso 2,135, suporte do círculo de lançamento de peso, círculo de disco 2,50, redutor de círculo disco/martelo.


Oportunidades e expectativas

Cerca de 60 atletas da Escolinha Amcosaj (Associação de moradores do conjunto São Joaquim) treinam na UESPI. A atleta Gabriela Ferreira Costa, 19 anos, acredita que, quando têm apoio, os atletas avançam mais ainda nos resultados. Ela é corredora de rua e treina há 3 anos na instituição.

Os atletas da escolinha participam de competições dentro e fora do estado. Bryan Santos, 18 anos, também treina no espaço há 3 anos, na modalidade salto em distância 100m. Para ele, os materiais vão ajudar nos treinos e na preparação para novas competições. “O Piauí merece muito essa pista. Tem muita gente que sonha em ser atleta e chegar mais longe. Com o estado ajudando a gente fica melhor, pois o meu sonho de infância é ser um atleta de alto rendimento”, declarou.

O espaço da antiga pista era utilizado pelos alunos da universidade e pela comunidade, para testes de aptidão física e para torneios e competições. A nova pista será aberta, mas contará com um controle maior de uso, por conta da certificação IAFF, que possui restrições no manuseio. Em contrapartida, um projeto de construção de uma pista paralela para uso da comunidade está em andamento.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: