Economia

Piscicultores e marisqueiras se reúnem para debater projetos apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí

IV Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura será terça (06), durante todo o dia, na Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba
Fonte: Ascom Codevasf | Editor: Redação 02/12/2016 13:18

Piscicultores, marisqueiras, pescadores e catadores de caranguejo estarão reunidos nesta terça-feira (06) no IV Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Norte do Piauí. O evento será das 8h às 17 hs, no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba.

Realizado anualmente pela 7ª Superintendência Regional da Codevasf, o encontro tem o objetivo de avaliar as ações propostas pela Companhia e pelas comunidades e associações beneficiadas com os projetos, além de promover a integração e a troca de experiências.

Participam da programação, que inclui palestras e mesas redondas, piscicultores, marisqueiras, pescadores e catadores de caranguejo dos municípios de Luzilândia, Murici dos Portelas, Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia, Sigefredo Pacheco, Piracuruca, Matias Olímpio, Caxingó e Joaquim Pires.

O evento também é voltado a agentes públicos, professores, estudantes, técnicos e população em geral, bem como a outros membros da cadeia produtiva, como fornecedores de insumos, materiais e equipamentos, compradores e vendedores de pescado.

“O encontro permite a interação e a integração entre os projetos que a Codevasf apoia na região. A partir das trocas de experiências, os participantes vão engrandecendo suas ideias e obtendo subsídios pra planejamento de ações futuras”, aponta o chefe do Escritório de Apoio Técnico da Codevasf em Parnaíba, Flávio Mizael.

Mizael destaca que a Codevasf apoia hoje, entre pesca e aquicultura, 14 projetos no Piauí, beneficiando cerca de 210 famílias.

Programação

A abertura do IV Encontro dos Projetos de Pesca e Aquicultura apoiados pela Codevasf no Norte do Piauí está programada para as 8h, com pronunciamento do superintendente regional da Codevasf no Piauí, Fábio Miranda. Na sequência, o gerente regional de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia, Ocelo Rocha, fará uma contextualização dos projetos comunitários apoiados pela empresa.

Os temas a serem discutidos na programação são: “Desafios, Avanços e Consolidação de Projetos Comunitários de Piscicultura”; “Gestão Produtiva e Econômica de Projetos de Piscicultura”; “Inovação Tecnológica Aplicado a Piscicultura”; “Apoio a Pesca no Litoral do Piauí”; “Projetos Produtivos Integrados: Piscicultura e Agricultura Familiar” e “Comercialização de Pescado e Programas Governamentais de Compras da Agricultura Familiar”.

O encontro tem o apoio da UFPI, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ilha Grande (PI) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Comentários