Política

PM começa a enviar 5.478 homens para o interior

As tropas federais vão reforças a segurança em 134 cidades; veja a relação!

Quinta - 04/10/2018 às 10:10



Foto: Divulgação Tropas federais
Tropas federais

Começam a deixar Teresina os mais de 5.400 policiais militares que farão a segurança nos locais de votação em todos os 224 minicípios do Piauí. Desde a madrugada os praças e oficiais começaram a chegar ao quartel do Comando Geral da PM, no bairro Ilhotas, para  seguir de ônibus para o interior. 

Os PMs vão se juntar aos soldados do Exército que também vão reforçar a segurança em 134 cidades do Piauí por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O embarque das tropas federais deve começar na sexta-feira (5)

O Comando da PM disponibilizou equipamentos novos - armamemento, coletes, farda, etc - para que os PMs, bem como ônibus com ar condicionado para uma viagem mais tranquila para a tropa.

O coordenador geral de Operações da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, explicou que essa é mais uma etapa do planejamento prévio apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) há algumas semanas. "A tropa foi instruída e ontem tivemos uma palestra com a Justiça Eleitoral no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e todos os comandantes que vão atuar nas cidades, receberão orientação e uma cartilha", adiantou o coronel-PM.

Márcio Oliveira acompanhou pessoalmente o embarque dos policiais militares, no QCG. “ Hoje fazemos o embarque da capital para o interior em 12 quartéis da Polícia Militar. Ao todo a PM coloca 5.478 PM na operação e temos 3.608 locais  de votação na capital e interior e cada local teremos pelo menos um policial militar. Eles vão chegar nos locais com a urna e vão fazer a guarda”.

Haverá um policial militar a 100 metros de cada um dos locais de votação, que vão fiscalizar os crimes eleitorais mais comuns,  como o chamado "boca de urna", que é a distribuição de material de propaganda de candidatos tentando influenciar o voto dos eleitores.

Até terça-feira (9), às 17h,  nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

Tropas federais 

Na terça-feira (2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovouo envio de forças federais para atuar nas Eleições 2018 em mais 12 cidades do Piauí. 

A decisão de hoje autoriza a atuação dos militares no município de Oeiras, Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Francisco do Piauí, São João da Varjota, Colônia do Piauí, Uruçuí, Itainópolis, Vera Mendes, Isaías Coelho e Paes Landim. Também foi aprovado o envio de tropas para Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas.

Em sessões anteriores, os ministros do TSE já haviam aprovado o envio de forças federais para diferentes localidades no Amazonas e no Piauí, bem como para seções eleitorais de outras nove unidades da Federação: Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins. Até o momento, são 510 as localidades que contarão com o apoio dos militares no pleito de outubro.

A atuação das forças federais nas eleições está prevista no inciso XIV do artigo 23 da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), com a finalidade de garantir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados.

Os pedidos aprovados pelo TSE na sessão desta terça serão encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Veja a relação de cidades que terão reforço na segurança por tropas federais:

Teresina, Picos, Aroeiras do Itaim e Paquetá, Pedro II, Domingos Mourão, Lagoa do São Francisco, Milton Brandão, Bom Jesus, Currais, Redenção do Gurguéia, Miguel Alves, Valença do Piauí, Lagoa do Sítio, Novo Oriente do Piauí, São João do Piauí, João Costa, Piracuruca, São José do Divino, São João da Fronteira, Corrente, Cristalândia do Piauí, Sebastião Barros, Parnaguá, Curimatá, Riacho Frio, Luzilândia, Joca Marques, Madeiro, Pio IX, Alagoinha do Piauí, São Pedro do Piauí, Agricolândia, São Gonçalo e Santo Antônio dos  Milagres, Palmeirais, Altos, Coivaras, Pau D’Arco do Piauí, Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Canto do Buriti, Brejo do Piauí, Pajeú do Piauí, Tamboril do Piauí, Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, Socorro do Piauí, Paulistana, Acauã, Betânia do Piauí, Jacobina do Piauí, São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Regeneração, Altos, Beneditinos, Alto Longá, Novo Santo Antonio e São João da Serra, Porto, Campo Largo, Nossa Senhora dos Remédios, Cocal, Cocal dos Alves, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Cristino Castro, Santa Luz, Alvorada do Gurgueia, Palmeira do Piauí, Manoel Emídio, Bertolínia, Colônia do Gurgueia, Eliseu Martins, Sebastião Leal, Padre Marcos, Belém do Piauí, Francisco Macedo, Marcolândia, Vila Nova do Piauí, São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Lagoa do Barro do Piauí, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, Capitão de Campos, Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Itaueira, Flores do Piauí, Pavussu, Rebeira do Piauí, Rio Grande do Piauí, Caracol, Anísio de Abreu, Guaribas, Jurema, Várzea Grande, Barra D’Alcântara, Tanque do Piauí, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Aroazes, São Raimundo Nonato, Bonfim do Piauí, Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí, São Braz do Piauí, Várzea Branca, Piripiri, Brasileira, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, São Lourenço do Piauí, Fronteiras, São Julião, Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Oeiras, Santa Rosa do Piauí, Cajazeiras do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Francisco do Piauí, São João da Varjota,Colônia do Piauí, Uruçuí, Itainópolis, Vera Mendes, Isaías Coelho e Paes Landim

Fonte: TSE

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: