Especiais

Piauí tem 31 projetos científicos contratados na área da Saúde

Até o edital anterior, o Piauí vinha aprovando entre 12 e 15 projetos para posterior aplicação pelo SUS.

Segunda - 12/09/2016 às 17:09



Foto: Ascom Fapepi Técnicos da Saúde estiveram presentes na solenidade
Técnicos da Saúde estiveram presentes na solenidade

O termo de outorga que contrata 31 projetos de pesquisadores piauienses para fim de possibilitar a futura incorporação de seus resultados ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi assinado, na manhã desta segunda-feira (12), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (Fapepi).

A solenidade foi mais uma das etapas do Programa de Pesquisa Para o SUS (PPSUS) que visa à gestão compartilhada na saúde pública com participação de vários segmentos de estudiosos nas áreas definidas pelo edital Fapepi/Sesapi/MS/CNPq nº 002/2016, lançado em agosto de 2015.

Até o edital anterior, o Piauí vinha aprovando entre 12 e 15 projetos. Nesse ano será o dobro de pesquisas sendo trabalhadas nos cinco eixos de ação: atenção à saúde com equidade e integralidade, Inovação tecnológica em saúde, Vigilância de riscos e agravos à saúde individual e coletiva, Gestão e organização das redes de assistência à saúde e Gestão do trabalho e da educação permanente em saúde.

“Na prática, as pesquisas realizadas com o apoio do PPSUS norteiam o desenvolvimento de políticas públicas na área da Saúde, para aplicação pelo SUS, levando em consideração as peculiaridades de cada estado”, explica Ioli Piauilino, supervisora do programa.

O investimento do Ministério da Saúde previsto para os projetos de pesquisa aprovados no Piauí é no valor de R$ 1,2 milhão, com resultados que refletem no melhoramento dos serviços em saúde.

Um exemplo disso é o projeto de pesquisa “Humanização da assistência à saúde: o impacto do Programa de Humanização da Assistência Hospitalar nos hospitais do Piauí”, da dra. Lúcia Vilarinho, contemplado no primeiro edital do programa, em 2003.

Desse projeto, resultou a criação do Comitê Estadual de Humanização (2003/2004), referência para todo o Piauí, a realização do curso para formação de 35 apoiadores do Programa Nacional de Humanização(PNH) no estado. Atualmente, todos os hospitais do Estado e dos municípios passaram a trabalhar com princípios de humanização.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: