Brasil

Piauí possui mais de 3 mil caminhoneiros que comemoram o seu dia nesta

camioneiros dia comemoram piaui

Sábado - 14/09/2013 às 17:09



Setembro é um mês com duas datas que homenageiam o caminhoneiro brasileiro: 16 de setembro é o Dia Nacional do Caminhoneiro e 17 de setembro é o Dia do Transportador de Cargas. Mas infelizmente a categoria não tem muito para comemorar. 

São muitos os problemas que o setor enfrenta, como rotina extenuante de até 16 horas por dia, estradas danificadas colocando em risco a vida dos motoristas, exclusão social e pagamento via carta-frete, uma moeda ilegal que circula nas estradas há mais de 50 anos, fazendo com que o caminhoneiro pague ágio em todas as compras feitas ao longo da jornada.

São cerca de 2 milhões de caminhoneiros no Brasil. Destes, 1,2 milhões autônomos e 800 mil empregados. Há mais de dois anos, o governo sancionou uma lei proibindo o uso da carta-frete e tornando obrigatório o pagamento aos caminhoneiros por meio de depósito em conta corrente ou uso do cartão-frete eletrônico. Com o cartão-eletrônico o caminhoneiro pode comprar em qualquer posto de sua preferência pelas estradas e pagar o valor justo por cada produto. Com a carta-frete o motorista pode parar somente em locais pré-determinados pela transportadora, e é cobrado um ágio, por exemplo, no abastecimento do veículo ou compra de alimentos. Em cada abastecimento é possível pagar R$ 70,00 a mais com a cobrança de ágio, um prejuízo que afeta o bolso do caminhoneiro e o do contribuinte.

Por ano o país perde em torno de R$ 12 bilhões em sonegação de impostos, com o uso da carta-frete. Esse dinheiro poderia ser usado, por exemplo, na recuperação da malha rodoviária do Brasil, evitando muitos acidentes e colocando a população menos em risco.
Um estudo da Coppead e Pamcary mostrou que ocorrem em torno de 90 mil acidentes nas estradas anualmente, provocando 12 mil mortes. Destas, 1/3 é de caminhoneiro. Além da fadiga, excesso de velocidade e estradas destruídas, outro fator importante é a frota antiga que circula. Com o cartão-eletrônico ou depósito em conta o motorista passa a ter comprovação de renda e pode trocar ou reformar seu caminhão pelo programa Pro-Caminhoneiro, por exemplo, que facilita as condições de pagamento ao profissional.

Mesmo não gostando da carta-frete, 69% usam por imposição do contratante (embarcadora / transportadora).

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: