Brasil

Piauí na final da Olimpíada de Biologia com 165 alunos

piaui final olimpiada matematica

Quarta - 23/05/2012 às 17:05



Cerca de 165 alunos do Piauí vão disputar, no dia 27 de maio, a última fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). De 70 mil participantes do país inteiro, somente 2.600 conseguiram se classificar para a etapa final. Os 10 melhores colocados vão representar o Brasil nas olimpíadas internacional e iberoamericana de biologia, em Cingapura e em Portugal, respectivamente. Organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), a competição reúne estudantes de ensino médio e pré-universitário.

- A Prova deste ano irá testar os alunos em conhecimentos atuais no campo das Ciências da Vida, que tem sido a tônica das provas das Olimpíadas Internacionais de Biologia - informa o coordenador nacional da OBB, Prof. Rubens Oda.

O resultado final da OBB será divulgado no dia 8 de junho. Os oito primeiro colocados na segunda fase serão treinados em laboratórios da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e no Instituto de Tecnologia ORT, no Rio de Janeiro.

- A OBB é sempre uma grande oportunidade para melhorar a qualidade do ensino da Biologia no país e, sobretudo, para motivar o interesse pelas ciências da vida. Representarmos o Brasil com grande mérito nas etapas internacionais – enfatiza a presidenta da ANBio, Dra. Leila Macedo.

O Regulamento para a 8º edição da OBB encontra-se no site oficial (www.anbiojovem.org.br). Lá os participantes podem tirar todas as dúvidas.

OBB busca apoio

A ANBio busca apoio de empresas interessadas em apadrinhar estudantes para competir nas Olimpíadas Internacionais em Cingapura e em Portugal. Além do papel social, terá sua logo no site oficial da OBB.

As Olimpíadas de Ciências contam com o incentivo da UNESCO. E, no Brasil, têm o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), de universidades parceiras para o treinamento laboratorial e de membros da ANBio.

Sobre a ANBio

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) foi criada em 1999 com o objetivo de difundir informações a respeito dos avanços no campo das ciências da vida e de seus mecanismos de controle. A ANBio é a entidade credenciada oficialmente para a Coordenação Nacional da OBB desde 2005. No seu escopo de trabalho estão a promoção do conhecimento relativo à biossegurança e de suas práticas, como disciplina científica, além da capacitação e orientação de profissionais que implementam a biossegurança em instituições de pesquisa, ensino, produção e de assistência em saúde.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: