Educação

Piauí é pioneiro ao lançar programa de reconhecimento de saberes profissionais

O Certific-PI é uma oportunidade para profissionais obterem formalmente a certificação.

Terça - 15/01/2019 às 12:01



Foto: Reprodução / Internet Helder Jacobina
Helder Jacobina

O Programa de Certificação Profissional do Piauí (Certific-PI) promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi lançado oficialmente, nessa segunda-feira (14), em solenidade realizada no Centro Estadual de Educação Profissional - Premen Norte.

Na oportunidade, foram realizadas as primeiras matrículas dos profissionais que buscam reconhecimento das habilidades adquiridas no dia a dia, ou seja, pessoas que têm conhecimento na área ou já exercem um cargo, mas não possuem o diploma de qualificação e que agora terão a oportunidade de obter formalmente a certificação.

Participaram do evento o governador Wellington Dias; a deputada federal e uma das idealizadoras do projeto, Rejane Dias; o secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina; o superintendente da Seduc, José Barros; a diretora de Educação Tecno-profissional, Adriana Moura; além de representantes de empresas privadas de telecomunicações, dentre outras.

Para Pedro Maciel, que já realizou a matrícula, a certificação vai ajudar na valorização profissional e trará benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. “Vai permitir mais segurança para os trabalhadores que ao procurarem a inserção no mercado de trabalho poderão contar com o certificado.

Sabemos que a experiência é muito importante, no entanto, temos conhecimento que no processo seletivo ter uma certificação comprovada é muito importante e faz com que os currículos sejam selecionados. Agora teremos um certificado válido em todo o território nacional, temos como comprovar que somos um técnico na área. Com certeza vai ser bom para o trabalhador e também para as empresas, por que qualifica a mão de obra”, comenta o jovem.

José Barros enfatizou todo o empenho do governador e da equipe da Seduc para fazer o programa acontecer. “Lembro de quando o governador, ao ver os dados do Ipea e Pnud, observou um descompasso muito grande entre os nove milhões de brasileiros que procuram emprego em áreas específicas e só 1,6 milhão possui a qualificação necessária, nos chamou para este desafio e agora, com muito prazer, damos início às primeiras matrículas.

O Certific também é uma expansão da educação profissional e da educação dos jovens e adultos, pois ao identificarmos um descompasso na escolaridade, estaremos orientando este profissional a se matricular em um dos programas”, comentou o superintende da Seduc.

Rejane Dias disse que o Piauí ousou em melhorar a escolarização. “Vejo com muita alegria a concretização desse programa piloto, e em breve deve ser estendido para outras áreas como pedreiros, costureiras e outros. Quem ganha é mais de 1 milhão de pessoas do Piauí que terá a oportunidade de ter o certificado nas mãos”, disse a deputada. Hélder Jacobina disse que já foi procurado por outros estados para ter informações sobre o funcionamento do programa e destacou a ousadia e pioneirismo do Piauí.

“O programa é uma novidade do Piauí para o Brasil, embora a gente tenha legislação há muitos anos, ou seja, desde quando tivemos a aprovação da Constituição Federal, ali já tivemos uma regulamentação ainda na década de 90 e tivemos depois a regulamentação atualizada no ano de 2009 e o Brasil praticamente não experimentou. Agora teremos a oportunidade de certificar os melhores técnicos, as melhores costureiras, os melhores serventes, os melhores pedreiros que aprenderam na prática, que são bons no que fazem, mas que faltava-lhes o diploma em suas áreas” comentou o governador Wellington Dias.

Inscrições

Na primeira etapa do programa, os interessados poderão se inscrever para a certificação nas áreas de telecomunicações como cabista de sistema de telecomunicações; instalador e reparador de equipamentos de transmissão em telefonia; instalador e reparador de linhas de telecomunicação; instalador e reparador de linhas e sistemas de telefonia e instalador e reparador de redes, cabos e equipamentos telefônicos.

As inscrições para o processo de reconhecimento de saberes profissionais seguem até o dia 25, presencialmente, na sede da Seduc, das 08h às 13h, na Avenida Pedro Freitas, no Centro Administrativo. Após a inscrição, os candidatos terão suas habilidades avaliadas por etapas: entrevista com a equipe multidisciplinar e avaliação do desempenho profissional, para então serem encaminhados às respectivas áreas acompanhados por outros profissionais e, assim, no fim da etapa serem certificados.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: