Saúde

Pesquisadores lançam protocolo de tratamento de lesões de pele

Segunda - 22/08/2016 às 19:08



Foto: Ascom UESPI Professoras e alunos que atuaram na capacitação no hospital do promorar e na elaboração do protocolo
Professoras e alunos que atuaram na capacitação no hospital do promorar e na elaboração do protocolo

 A solenidade de abertura da I Mostra de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele e o I Concurso de Experiências Exitosas foi realizada na manhã desta segunda (22), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Gestores, profissionais da saúde, professores e estudantes prestigiaram o lançamento do Protocolo Municipal de  Prevenção, Avaliação e Tratamento de Lesões de Pele, coordenado pela Profª. Ma. Sandra Gonçalves Bezerra, do Curso de Enfermagem da IES.

O protocolo tem o objetivo de auxiliar os enfermeiros do município no trato com as feridas, e é fruto do trabalho desenvolvido com pacientes no ambulatório de feridas complexas do Hospital do Promorar, da Rede Pública de Saúde de Teresina, conforme informou a docente Sandra Bezerra. O material ficará disponível em formato E-book no site da UESPI e UFPI até setembro, e o formato impresso ficará disponível a partir de dezembro.

Segundo o reitor da UESPI, Nouga Cardoso, a reprodução gráfica do material para divulgação será feita através da UESPI. “ O nosso desejo é que todos os enfermeiros tenham contato com a pesquisa, e que o brilhante trabalho cumpra seu alcance no atendimento as pessoas”, declarou.

O presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Francisco das Chagas Sá Pádua, destacou a importância dos profissionais de saúde se apropriarem do conhecimento para superar os desafios da implantação de protocolos, uma vez que são limitados na questão de custos de aplicação dos serviços. “ Eu espero que em um futuro bem próximo a implantação desse protocolo esteja em todos os serviços da prefeitura de Teresina, com a certeza de profissionais capacitados, utilizando de insumos adequados”, afirmou.

De acordo a Profª Sandra, o protocolo é uma grande conquista da saúde pública do Piauí e de Teresina. “Ele vem com perspectivas de melhorar a qualidade de vida, a redução de feridas crônicas, principalmente, as mortalidades e morbidades que nunca estão nos atestados de óbitos, pois a maioria dos pacientes acamados morrem com lesões graves ou vão para casa pra família cuidar sem nenhuma condição. Então se a gente conseguir prevenir mais essa situação já fizemos um grande feito”, pontuou a docente.

Alunos do 7º , 8º e 9º período de Enfermagem da IES participaram da intervenção educativa no Hospital do Promorar, como também da elaboração do protocolo.  O representante discente da Mostra, Whesley dos Santos, parabenizou a professora e a equipe do ambulatório pela ação. “O serviço estabelecido é de fundamental importância para o município, porque ele tem conseguido devolver a qualidade de vida aos pacientes, que passaram muitos anos com lesões externas e que não conseguiam cicatrização”, finalizou.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: