Ciência & Tecnologia

Pesquisadores do Piauí participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 20 países

Alunos piauienses representam seu estado na 32ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Sexta - 20/10/2017 às 14:10



Foto: Ascom Mostratec
Mostratec

Três jovens pesquisadores do Piauí, de Campo Maior e de Piripiri representam o estado na 32ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 23 a 27 de outubro de 2017. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

O estudante João Victor Silva Pereira, através de seu projeto de pesquisa, traçou um preocupante perfil dos alunos do Centro de Ensino de Tempo integral Cândido Borges. Os dados apontaram que 75% dos voluntários da pesquisa apresentaram algum tipo de transtorno mental comum. Esse estudo foi motivado pela alta taxa dos índices de suicídio na cidade de Campo Maior, onde o estudante vive e está localizada a sua escola. Ele refere a conversa, o bate-papo e a presença de um ouvinte, um amigo como fator muito importante no apoio para aqueles que sofrem algum tipo de distúrbio, a fim de possibilitar algum auxílio técnico e específico. A professora orientadora da pesquisa foi Silvana Orsano dos Santos Araujo.

Já os alunos Jefferson Brenno Cardoso Rezende e Andryel Ramon Rodrigues, de Piripiri, criaram um projeto de oficina para confecção de brinquedos por crianças carentes, através da reciclagem de eletroeletrônicos. Isso possibilitou que carcaças de computadores e celulares não fossem descartadas inadequadamente no meio ambiente. Possibilitou também que as crianças pudessem usar a criatividade para conhecer o processo da reciclagem desses objetos e construir brinquedos diferenciados. A orientação para esse projeto foi de Jucimary Paixão Macedo, da Unidade Escolar Judith Alves Santana.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 670 projetos (420 da Mostratec e 250 da Mostratec Júnior), distribuídos em 13 diferentes áreas. Além do Brasil, participam estudantes de 19 países: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Egito, Espanha, Índia, Indonésia, Itália, Luxemburgo, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Tunísia, Turcomenistão, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Paralelamente ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker Mostratec de Robótica.

A Mostratec acontece entre os dias 23 e 27 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo (RS). A feira vai estar aberta ao público nos dias 24, 25 e 26 de outubro das 13h30 às 21h, com entrada franca. Os organizadores estimam receber público visitante de 40 mil pessoas.

Mais informações em www.mostratec.com.br .

ESCOLAS E PROJETOS DO PIAUÍ

CETI Cândido Borges Castelo Branco – Campo Maior

Projeto: Perfil do Transtorno Mental Comum em Alunos Ingressos no CETI Cândido Borges em Campo Maior - PI

Aluno: João Victor Silva Pereira

Orientadoras: Silvana Orsano dos Santos Araujo

Unidade Escolar Judith Alves Santana - Piripiri

Projeto: Revisitando o Lúdico a Partir do Lixo Eletroeletrônico na Cidade de Piripiri

Alunos: Jefferson Brenno Cardoso Rezende e Andryel Ramon Rodrigues

Orientadores: Jucimary Paixão Macedo

Fonte: Ascom Marta Araújo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: