Pelotão Escolar: Seduc amplia segurança nas escolas

Os policiais continuarão com o trabalho de orientar as pessoas quanto aos cuidados a serem tomados e agir em qualquer possível ocorrência no local


Deputada federal Rejane Dias (PT-PI)

Deputada federal Rejane Dias (PT-PI) Foto: Assessoria

Para continuar com o título de educação que mais cresce no país, a Secretaria de Estado da Educação  (Seduc) vai iniciar o ano letivo de 2018 com ações também voltadas para a segurança do ambiente escolar em geral. Os muros de algumas escolas já estão passando por reforma para que seja ampliado. E como de costume, a Companhia Independente do Pelotão Escolar (Cipe) realiza no início do período letivo a Operação Presente, com o intuito de ficar mais próxima da comunidade formada dentro e ao redor das escolas públicas estaduais.

Com a missão de prestar serviço ostensivo militar de policiamento escolar, o Major Marcos Vinícius, comandante da Cipe, reitera a utilização de viaturas diuturnamente nas escolas. Os policiais continuarão com o trabalho de orientar as pessoas quanto aos cuidados a serem tomados e agir em qualquer possível ocorrência no local. Vamos realizar rondas no perímetro das escolas e buscas pessoais em veículos devidamente orientados pelo Comando da Companhia Escolar e trabalhar em conjunto com os Batalhões da Capital e demais órgãos de proteção ao ambiente escolar?, completa o Major responsável pela Cipe.

O trabalho preventivo também está no calendário de atuação da Cipe, por isso serão ministradas palestras de prevenção ao uso de drogas pela PM e o programa Testemunho Vivo, em parceria com a Fazenda da Paz.

Além destas ações de segurança, outras atividades serão desenvolvidas pela Seduc:

* Presença ostensiva da polícia através dos batalhões de cada região em Teresina; 

* Instalação do Sistema de Vigilância por câmeras nas escolas localizadas em regiões mais vulneráveis. O sistema de vídeo monitoramento, que funcionará constantemente, será interligado à Cipe e à Secretaria de Educação;

* Monitoramento e tipificação das ocorrências e dos acusados, com o apoio do Pelotão Escolar, para facilitar a ação da Polícia Civil na investigação dos casos e das estratégias preventivas pela Polícia Militar;

* Operações serão deflagradas pela Polícia Civil no sentido de investigar os furtos ocorridos dentro das escolas e pontos de venda de drogas próximo às unidades.

As aulas da rede pública estadual começam dia 19 de fevereiro, e as escolas contarão com todas essas ações em prol da melhoria da segurança local.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: