Educação

Pedra Mole ganhará escola padrão FNDE

A escola terá capacidade para atender 1.300 alunos.

Sábado - 01/07/2017 às 15:07



Foto: Raoni Barbosa Escola Padrão FNDE no bairro Pedra Mole
Escola Padrão FNDE no bairro Pedra Mole

A Educação pública estadual do Piauí tem avançado de forma constante nos últimos dois anos. O crescimento apresentado de 2015 até agora evidencia o compromisso da secretária Rejane Dias em manter todos os índices educacionais sempre acima das metas estipuladas.

Para que isso aconteça, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem melhorando a estrutura física das escolas estaduais, visto que muitas se encontravam em estado de abandono e deterioração. Além disso, a Seduc dá prosseguimento a 136 obras, dentre elas a construção de novas unidades de ensino, reforma e ampliação de vários centros educacionais, construção de quadras poliesportivas cobertas e equipadas com vestiários e melhorias na parte externa e interna das escolas.

Um exemplo disso é a escola no Portal da Esperança, região do bairro Pedra Mole. A obra, que ficou parada por quase seis anos, será entregue no segundo semestre de 2017. Durante visita nesta quinta-feira (29), a secretária Rejane Dias ressalta a parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e comemora o resultado da obra.

"Conseguimos concluir essa obra por meio de uma importante parceria com a CGE. Estou feliz e impressionada com essa escola que ficou muito bonita e moderna, com uma arquitetura diferenciada. Investimos mais de 3 milhões de reais e vamos agora nos preparar para a inauguração, equipando e mobiliando para que os alunos e professores possam usar da melhor forma possível", afirma a secretária.

A escola foi construída dentro do modelo FNDE e possui 12 salas de aula, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, vestiários, laboratório de ciências e informática; e terá capacidade para atender 1.300 alunos. De acordo com a secretária Rejane Dias, a escola atenderá modalidades como Ensino Médio regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de cursos técnicos profissionalizantes, por meio do Mediotec.

Investimento

Com mais de R$ 135.500.00,00 investidos, a Seduc já concluiu 188 obras das 324 que estavam em andamento. Essas obras foram construção de novas escolas técnicas e profissionalizantes, ampliação de polos da Universidade Aberta (UAB), construção e reforma de quadras poliesportivas, além de obras estruturantes voltadas à parte elétrica, hidráulica, instalação de caixas d?água, recuperação de telhado, de muros, recuperação de lajes e demais serviços de engenharia.

O gerente de engenharia da Seduc, Alex Fabiano, ressalta o trabalho da Seduc na execução de obras com recursos próprios. "É com muito esforço que a Seduc realiza grandes investimentos por todo o Estado com recursos do tesouro estadual.São obras que mudam a realidade dos alunos e garantem um ambiente adequado aos estudos", afirmou.

Estes empreendimentos estão em pleno andamento nas cidades de Teresina, Jaicós, Santa Filomena, Pedro II, Piracuruca, São João da Fronteira, Água Branca, Brasileira, Floriano, Parnaíba, Curimatá, Padre Marcos, Picos, Campinas do Piauí, Valença do Piauí, Monsenhor Gil, Campo Maior, União, Altos, São Miguel do Tapuio, Amarante, São José do Peixe, Ipiranga, Cristino Castro, Piripiri, Redenção do Gurguéia, Santa Cruz dos Milagres, Lagoa do Sítio e Francinópolis.

A Seduc investe também na reestruturação de Centros Especializados que atendem às pessoas com deficiência. Em Teresina, o Centro de Estimulação Sensorial para Crianças vai ganhar quadra, a Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA) terá uma piscina e a Associação dos Cegos e o Centro Integrado de Educação Especial (Cies) também serão beneficiados com melhorias.

"Nossas escolas atendem um número significativo de alunos e temos que ter esse cuidado com a melhoria das estruturas para que elas se tornem ambientes atrativos, além de podermos estimular o esporte e a cultura para evitar a evasão e a reprovação," afirmou a secretária Rejane Dias.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: