Patrocinadores exigem renúncia imediata de Joseph Blatter da Fifa

Comunicado Patrocinadores Joseph Blatter Escândalo Fifa


Fifa

Fifa Foto: Reprodução

Pela primeira vez desde que o escândalo de corrupção na Fifa passou a ter desdobramentos quatro grandes patrocinadores da entidade que controla o futebol mundial se pronunciaram de forma contundente. As multinacionais Coca-Cola (um dos cinco principais patrocinadores da entidade), McDonald\'s, AB InBev e Visa exigiram a saída do suíço Joseph Blatter do cargo de presidente da Fifa.

Em resposta rápida, Blatter deve continuar no cargo, de acordo com comunicado oficial de seus advogados.

"Para o bem do jogo, a Companhia Coca-Cola está pedindo ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, que se demita imediatamente para que o processo de reforma possa começar com credibilidade o mais rápido possível", escreveu a empresa. "A cada dia que passa, a imagem e reputação da Fifa continua a ser manchada. A Fifa precisa de uma reforma ampla e urgente, que só pode ser realizado com uma abordagem verdadeiramente independente", disse a Coca-Cola.

O McDonald\'s seguiu a mesma linha que a Coca-Cola. "Nós acreditamos que seria do melhor interesse para o esporte que o presidente da FIFA, Sepp Blatter, caia imediatamente, assim o processo de reforma poderá seguir com a credibilidade que precisa".

Com um texto muito semelhante que os outros dois patrocinadores, a InBev, maior fabricante de cervejas do mundo e empresa que controla indiretamente a Ambev, também pediu a saída de Blatter do comando da Fifa. "Seria apropriado para o senhor Blatter se demitir, pois acreditamos que sua presença continua a ser um obstáculo no processo de reforma".

Em todos os comunicados, porém, nenhuma das empresas fala em romper com a entidade caso Blatter não deixe a presidência agora.

Por sua vez, Blatter, por meio de seu advogado em Nova York, Richard Cullen. "Enquanto a Coca-Cola é um valorizado patrocinador da Fifa, o senhor Blatter, respeitavelmente, discorda com a sua posição e acredita firmemente que ele deixar o cargo agora não é o melhor para os interesses da Fifa. Não servirá para avançar o processo de reforma da entidade e, portanto, ele não vai renunciar".

No último dia 25 de setembro, as autoridades da Suíça anunciaram o início de uma investigação contra a gestão de Blatter à frente da Fifa. Uma semana antes, o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, havia anunciado sua renúncia.

Após o escândalo que implicou a prisão sete dirigente da Fifa e que fez o dirigente suíço desistir do novo mandato dias após ser reeleito, Blatter disse que ficará como presidente até fevereiro de 2016, quando está marcada uma nova eleição na entidade.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: