Saúde

Parque Brasil III recebe orientações sobre cuidados com a água em dia de saúde

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu na manhã de hoje (24) uma palestra sobre melhorias na qualidade da água consumida no local.

Quinta - 24/11/2016 às 18:11



Foto: Ascom Palestra sobre saúde
Palestra sobre saúde

Um dia de saúde e educação foi organizado para a população do Assentamento Vazanteiros, na região do Parque Brasil III. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promoveu na manhã de hoje (24) uma palestra sobre melhorias na qualidade da água consumida no local, além de outros serviços de saúde.

A comunidade, formada por 56 famílias, não tem à sua disposição água encanada, e consomem de rios e poços do tipo cacimbão. “Pela precariedade do abastecimento temos uma preocupação com esta área, ainda mais porque o período chuvoso está chegando e é uma época mais propensa ao aumento do caso de diarreias”, conta Lina Vera Oliveira, gerente de Vigilância Ambiental da FMS. 

A equipe, formada por quatro biólogos e quatro técnicos em saneamento, deu orientações sobre os cuidados com a água a ser consumida, como a fervura e o uso de hipoclorito de sódio, que é distribuído pelos agentes comunitários de saúde e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) gratuitamente. Para os poços tipo cacimbão, foi ensinada a produção da garrafa mineira, composta por areia limpa e hipoclorito de cálcio, técnica barata e caseira de desinfetar esses recipientes.

A moradora Maria Dolores diz que está sempre atenta às principais características da água potável: ela não deve ter cor, nem gosto, nem cheiro. “Eu costumava por duas gotas de água sanitária comum para desinfetar a água de beber, mas hoje aprendi que devo usar hipoclorito porque é mais adequado”, diz. 

A ação é feita em uma parceria com a Associação de Moradores do Parque Brasil III e a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) da Santa Maria da Codipi, que levou serviços educativos sobre saúde bucal e outras doenças. Além disso, foi realizada a vacinação de cães e gatos contra a raiva e um estande deu orientações sobre como evitar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Segundo Adriana Valadares, diretora da regional Norte de Saúde, já está sendo feito o redimensionamento das equipes da UBS Santa Maria da Codipi para que haja o atendimento ao Assentamento Vazanteiros, no momento descoberto. “Até o começo do ano ele terá pleno atendimento pela Saúde da Família, mas atualmente ele já recebe apoio dos agentes comunitários de saúde oriundos desta área”, afirma.

O trabalho em parceria entre poder público e população é a chave para a promoção da saúde, como acredita a diretora de Vigilância em Saúde da FMS Amariles Borba. “Existem ações que são desenvolvidas pela saúde pública, mas também devemos fazer nosso dever de casa. O importante é estarmos ‘juntos e misturados’, ou seja, trabalharmos juntos para melhorar a saúde”, finaliza a diretora.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: