Educação

Orquestra Sinfônica de Teresina inicia apresentações em escolas municipais

Apresentação é planejada para prender a atenção dos estudantes com um repertório que mescla música clássica, popular e até trilha sonora de filmes
Fonte: PMT | Editor: Redação 10/04/2018 12:25
OST OSTFoto: Reprodução/PMT

Na terceira temporada do projeto OST nas Escolas, a Orquestra Sinfônica de Teresina volta a levar a música erudita para estudantes de escolas públicas a partir de um concerto dinâmico. A primeira unidade de ensino a receber os músicos esta semana foi a Escola Municipal Valter Alencar. Nos próximos dias 11 e 13 de abril a Orquestra vai até as escolas Santo Afonso Rodrigues e Mocambinho, respectivamente, sempre às 15h.

A apresentação é planejada para prender a atenção dos estudantes com um repertório que mescla música clássica, popular e até trilha sonora de filmes. O maestro Aurélio Melo aproveita para apresentar os instrumentos aos alunos e coloca os músicos à disposição para interação. Para a maioria, é a primeira e única oportunidade de ver de perto um concerto completo.

“O tipo de música que a Orquestra toca não faz parte do cotidiano desses jovens, mas é patrimônio da humanidade e eles precisam estar em contato com essa arte. A OST é genuinamente piauiense e muito jovem, então temos o maior prazer em nos deslocar até onde as pessoas estão. A Prefeitura de Teresina vem possibilitando o contato dos alunos das escolas municipais com a música erudita, tornando-os consumidores desse patrimônio”, pontua Aurélio Melo.

As escolas que estão recebendo as apresentações funcionam em jornada de tempo integral e têm um motivo a mais para envolver os alunos no projeto. A partir deste ano as turmas estão participando de aulas de iniciação musical como parte da adequação do currículo das escolas que passaram a funcionar com o horário estendido.

A coordenadora das escolas de tempo integral da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Eliane Santos, destaca a importância de levar a OST para essas unidades de ensino. “Os alunos estão em processo de formação, precisam ter acesso à cultura, arte e novas informações de mundo. E a Orquestra Sinfônica de Teresina vem trabalhando isso em parceria com a gente, mostrando a beleza da música erudita. Eles conseguem fazer isso de uma forma tão dinâmica, que os alunos ficam encantados”, comenta.

Para Gildenys Dias, diretora da E.M. Valter Alencar, receber os músicos na escola é uma oportunidade de enriquecer o currículo dos alunos com a música clássica e despertar esse gosto na turma. “Nossos alunos têm direito de serem apresentados à linguagem musical tanto quanto estudam as ciências humanas e exatas. A música é uma linguagem universal e a apresentação trouxe uma nova visão de mundo. Foi mágico!”, disse.

Comentários