Cidade

Operação Faxina nos Bairros já recolheu mais de 5 mil toneladas de lixo em Teresina

A operação semanal tem como objetivo evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti

Segunda - 03/04/2017 às 15:04



Foto: Divulgação A FMS e as SDUs atuam no trabalho semanal
A FMS e as SDUs atuam no trabalho semanal

A principal medida para eliminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da chikungunya, zika e dengue, é combater os focos que podem formar criadouros do mosquito. Este é o objetivo da operação Faxina nos Bairros, que em 54 edições já recolheu 5.246 toneladas de lixo em toda a cidade.

A Faxina visita dois bairros diferentes a cada sábado.  Na última semana, foi a vez dos bairros São Sebastião (zona Sudeste) e Santa Maria da Codipi (zona Norte). As equipes de limpeza das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU), que atuam em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), recolheram um total de 80,1 toneladas de lixo residencial e capina nas ruas, sendo 42,6 na zona Sudeste e 37,84 na zona Norte.

“Durante a semana, os moradores serão informados pelos Agentes Comunitários de Saúde para que façam uma faxina dentro de suas casas e recolham todo o material inservível com potencial de se tornar criadouro do mosquito da dengue, inclusive os de grande porte que não podem ser recolhidos pela coleta de rotina”, informa a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra. “No sábado, eles devem depositar este lixo em suas portas e as equipes de limpeza farão o recolhimento”, diz.

Além da limpeza e recolhimento de lixo, no sábado os agentes de endemias da Gerência de Zoonoses da FMS realizam visitas de porta em porta para esclarecer a população sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya e o que pode ser feito para se prevenir, além de fazer uma vistoria e convidar para a faxina. "A população tem contribuído com nosso trabalho, mas precisamos alertar aquela parcela de pessoas que ainda não se preocupam com a limpeza de suas residências, pois mesmo uma tampinha de garrafa descartada incorretamente pode se tornar um criadouro do mosquito e propiciar o surgimento de doenças", explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS Amariles Borba.

Fonte: Com informações da PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: