Geral

Obras avançam para melhorar segurança na Casa de Custódia de Teresina

Obras avançam para melhorar segurança na Casa de Custódia de Teresina A primeira etapa da reforma

Sexta - 03/06/2016 às 13:06



Foto: Sejus Obras na casa de custódia.
Obras na casa de custódia.
A primeira etapa da reforma da Casa de Custódia de Teresina está em fase final de acabamento. Deste modo, a conclusão da obra do Pavilhão C deve ser entregue nos próximos dias. Outras obras serão desenvolvidas para melhoria da segurança da unidade prisional.

Nessa quinta-feira (2), o secretário de Justiça interino, Carlos Edilson Sousa, acompanhado de uma comitiva da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), realizou uma vistoria técnica para avaliar o andamento das obras na Casa de Custódia. Durante a visita, o secretário constatou a celeridade na reforma e a qualidade dos serviços.

“Estamos trabalhando para dar celeridade às obras já em andamento e pretendemos iniciar rapidamente a recuperação de outros pavilhões na unidade. O Governo tem tomado as medidas necessárias para garantir o bom funcionamento do sistema prisional, ao tempo que tem realizado investimentos importantes em obras estratégicas”, frisa Carlos Edilson.

Nei Pereira, gerente de Obra responsável pela fiscalização da reforma na Custódia, explica que as melhorias estão dentro das normas exigidas pela legislação e que, após a reestruturação completa, o presídio será um dos mais seguros do Estado.

“Mesmo tendo que utilizar alguns critérios por se tratar de uma unidade de segurança, estamos com quase 70% das obras em fase de conclusão, atendendo sempre a todas as medidas de segurança necessárias. Nossa meta é entregar a reforma do Pavilhão na próxima semana. Concluídas todas obras que serão desenvolvidas, posso afirmar que dificultará muito a questão das fugas, minimizando, assim, os problemas decorrentes por esta prática na unidade”, ressalta Nei.

As obras na Casa de Custódia incluem melhorias na parte elétrica, hidráulica e esgotamento sanitário; chapeamento do piso, paredes e na laje superior das celas; reforço das grades; instalação de uma tela de proteção; melhoria no sistema de monitoramento eletrônico; e a inclusão de uma cortina de contenção em torno dos pavilhões.

Além das reformas que estão sendo realizadas na Casa de Custódia, a Secretaria de Justiça também está realizando obras na Penitenciária Mista de Parnaíba, que visam garantir adequação da estrutura física e maior segurança à unidade prisional.

Construção de novas unidades prisionais

Com capacidade entre 140 a 160 vagas, a Casa de Detenção Provisória de Campo Maior está com 70% da obra concluída. De acordo com a Secretaria de Justiça, a unidade está prevista para ser entregue até o final de 2016.

A obra da Cadeia Pública de Altos deve ser iniciada nos próximos meses, e, assim que concluídas, abrirá mais 600 vagas no sistema. Ainda segundo a Sejus, há a perspectiva de construção de uma nova penitenciária no município de Parnaíba.

Fonte: Sejus

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: