Mundo

Obama: "história vai registrar e julgar o enorme impacto" de Fidel

Em pronunciamento, presidente dos Estados Unidos ofereceu condolências à família do líder cubano

Sábado - 26/11/2016 às 16:11



Foto: Reprodução Barack Obama
Barack Obama

Após a morte do líder cubano Fidel Castro no início deste sábado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que "a história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular nas pessoas e no mundo ao seu redor".

O passado entre os EUA e Cuba foi marcado por desentendimentos políticos profundos, mas Obama disse que, durante o seu mandato, os dois países se uniram para enterrar esses conflitos. "Durante a minha presidência, nós trabalhamos muito para colocar o passado para trás, perseguindo um futuro no qual a relação entre nossos dois países seja definido não pelas nossas diferenças, mas pelas muitas coisas que compartilhamos enquanto vizinhos e amigos – laços de família, cultura, comércio e humanidade comum", diz.

Leia o pronunciamento completo de Barack Obama, publicado no G1:

"Neste momento do falecimento de Fidel Castro, nós estendemos uma mão de amizade ao povo cubano. Sabemos que esse momento enche os cubanos – em Cuba e nos Estados Unidos – com emoções poderosas, relembrando as incontáveis maneiras com as quais Fidel Castro alterou o curso de suas vidas individuais, de suas famílias, e da nação cubana. A história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular nas pessoas e no mundo ao seu redor.

Por quase seis décadas, a relação entre os Estados Unidos e Cuba foi marcada por discórdia e desentendimentos políticos profundos. Durante a minha presidência, nós trabalhamos muito para colocar o passado para trás, perseguindo um futuro no qual a relação entre nossos dois países seja definido não pelas nossas diferenças, mas pelas muitas coisas que compartilhamos enquanto vizinhos e amigos – laços de família, cultura, comércio e humanidade comum. Esse compromisso inclui as contribuições de cubanos-americanos, que fizeram tanto por nosso países e que se importam profundamente pelos seus entes amados em Cuba.

Hoje, nós oferecemos nossas condolências à família de Fidel Castro, e nossos pensamentos e orações estão com o povo cubano. Nos dias que virão, eles se lembrarão do passado e também olharão para o futuro. Ao fazer isso, o povo cubano deve saber que eles têm nos Estados Unidos um amigo e parceiro."

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: