Mundo

Obama faz homenagem a vítimas de Pearl Harbor no 75º aniversário do ataque

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma homenagem nesta quarta-feira aos veteranos que lutaram e aos mortos na batalha de Pearl Harbor

Quarta - 07/12/2016 às 16:12



Foto: Reprodução Barack Obama
Barack Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma homenagem nesta quarta-feira aos veteranos que lutaram e aos mortos na batalha de Pearl Harbor, coincidindo com o 75º do ataque realizados pelo Japão em 1941.

"Um ataque repentino e não provocado transformou um porto tranquilo em um mar de chamas. Mais de 2.400 patriotas americanos perderam a vida no ataque a Pearl Harbor. Militares e civis, homens, mulheres e crianças. Nas horas posteriores, o presidente (Franklin D.) Roosevelt prometeu que o 'povo americano em seu poderio justo ganharia com a vitória absoluta'. Graças ao heroísmo de uma geração, vencemos", afirmou o presidente em discurso na cerimônia.

Obama agradeceu os veteranos e sobreviventes do ataque por ter enfrentado o "medo" e a "infâmia" com a coragem que foi "capaz de libertar os povos cativos do fascismo", algo ainda hoje inspirador.

"Além dos horrores da guerra, essa grande geração forjou uma ordem internacional durável, se transformou na espinha dorsal da classe média e impulsionou a prosperidade dos EUA. Seu coragem e resolução nos lembram dessa verdade americana fundamental: quando estamos juntos, nenhum desafio é grande demais", completou.

O presidente, que deixa o poder no dia 20 de janeiro, reforçou o compromisso dos EUA para fortalecer laços de união. Porém, disse que o país nunca poderá quitar as dívidas com a geração dos que serviram a nação naquela época e que, por isso, é preciso cuidar e apoiar os veteranos de guerra de cada geração.

Obama destacou que acompanhará o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na visita neste mês ao monumento em memória dos mortos de Pearl Harbor, como "prova de reconciliação que o mais amargo dos adversários pode se transformar no mais próximo dos aliados".

"Essa visita histórica será uma homenagem ao poder da reconciliação e à verdade de que os EUA e o Japão, unidos por uma aliança inimaginável há 75 anos, seguirão trabalhando de mãos dadas para um mundo mais pacífico e seguro", concluiu. 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: