Saúde

O que acontece ao corpo quando a mulher deixa de tomar a pílula?

A ingesstão diária deste contraceptivo não serve apenas para prevenir a gravidez indesejada

Terça - 07/03/2017 às 12:03



Foto: Tua Saúde Pílula do dia seguinte
Pílula do dia seguinte

São muitas as mulheres que notam diferenças no corpo assim que começam a tomar a pílula. Umas ganham peso, outras emagrecem. Há ainda quem fique sem problemas de acne ou que ganhe mais celulite.

A ingestão diária deste medicamento não serve apenas para prevenir a gravidez, mas também é  uma forma de manter alguns hormônios controlados. A grande maioria das mulheres toma a pílula durante anos – fazendo pausas ou não entre as cartelas – e acabam por deixar de notar os efeitos provocados pelo remédio.

Mas, o que acontece ao corpo quando deixa de tomar a pílula? Em primeiro lugar, depende do organismo da mulher e do tipo de pílula que toma, contudo, existem algumas consequências comuns e que se observam na maioria dos casos.

A gravidez inesperada é a mais lógica e a primeira consequência apresentada pela revista Health, que aponta: cerca de 20% das mulheres ficam propensas a engravidar logo no primeiro ciclo após pararem de tomar a pílula.

Embora a ingestão da pílula possa aumentar uns quilos na balança, a pausa ou mesmo abandono do remédio provavelmente não mudará o peso, como revela um estudo de 2014 citado pela publicação.

A lubrificação fica melhor, a ansiedade tende a diminuir e a líbido altera-se depois de parar de tomar a pílula. Mas os efeitos desta mudança são ainda muitos outros, como o surgimento da acne ou de outros problemas cutâneos, a perda de cabelo (suave) e aumento da intensidade do fluxo menstrual e das cólicas.

Diz a revista Health que a mulher pode ainda notar alguma diferença nos seios, uma vez que os níveis de progesterona alteram, o que faz com que as dores de cabeça sejam mais frequentes e mais intensas também.

Por fim, mas não menos comum, estão as mudanças nos níveis de vitamina D, que tendem a cair.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: