Cidade

Notificações do Lixo Zero têm aumento de 222% em Teresina

Intensificação das fiscalizações também contribuiu com o aumento no número de autuações

Quinta - 15/02/2018 às 13:02



Foto: Divulgação Programa Lixo Zero
Programa Lixo Zero

O primeiro mês do ano registrou um aumento considerável no número de notificações realizadas pelo Programa Lixo Zero, apresentando um crescimento de 222% em relação a dezembro. Ao todo, foram aplicadas 29 notificações, 65 autuações, 13 conduções ao Ponto de Recebimento de Resíduo (PRR) e três apreensões.

A quantidade de conduções aos Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs) também aumentou significativamente. “A condução ao PRR acontece quando os nossos fiscais flagram carroceiros depositando os resíduos em locais irregulares. Assim, eles são conduzidos ao Ponto de Recebimento de Resíduos mais próximo, para que possam dar uma destinação correta ao material. Em janeiro, foi registrado um número 160% maior do que no mês anterior”, explica o coordenador do Programa Lixo Zero, Felipe Gomes.

Ele completa dizendo que esses números relativamente altos se devem, em grande parte, à atuação conjunta das equipes do Programa Lixo Zero com a Guarda Municipal. “Com o apoio da segurança, os fiscais puderam fazer mais abordagens a carroceiros e, assim, conduzi-los aos PRRs. Além disso, facilitou também a realização de notificações a munícipes, que sem a presença dos guardas, certamente, não atenderiam aos fiscais”, avalia Felipe Gomes.

A população pode denunciar situações de descarte irregular através do Colab.re, aplicativo para celular disponível gratuitamente para todos os aparelhos com sistema Android ou Ios lançado pela Prefeitura de Teresina para solicitações e/ou reclamações. No Monitor Colab.re, o órgão municipal tem acesso a uma lista de fiscalizações e propostas dos usuários, acompanhadas de foto, endereço físico e link para cada problema relatado, além de visualizar comentários e curtidas de outros seguidores, bem como o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação.


 

Tags: lixo zero, autuações, limpeza, Prefeitura, Teresina, Semduh, PRRs

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: