Geral

Nomeados 24 novos servidores aprovados no concurso da Adapi

Adapi

Sexta - 13/07/2012 às 15:07



O Governo do Estado nomeou na quinta-feira (12), um total de 24 candidatos aprovados em concurso público para provimento de vagas na Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Os novos servidores serão distribuídos nos cargos de engenheiro agrônomo, médico veterinário e técnico de apoio administrativo, os quais serão enviados para diversos municípios piauienses. Com a nomeação, a Adapi terá o seu corpo técnico fortalecido, repercutindo diretamente nas ações de combate à febre aftosa no Estado.

Os candidatos aprovados são oriundos de concurso público, referente ao Edital de nº 01/2010. Os profissionais serão encaminhados para as seguintes cidades: Castelo do Piauí, Parnaíba, Paulistana, Canto do Buriti, Curimatá, Elesbão Veloso, Fonteiras, Gilbués, Itaueira, Jaicós, Parnaguá, Santa Cruz do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Corrente, Picos, Piripiri e São Pedro do Piauí.

Com o ingresso dos 24 profissionais, a Agência de Defesa Agropecuária reforçará o seu corpo técnico, que há alguns meses está empenhada em elevar o Piauí ao status de Área Livre da Aftosa com Vacinação. Tal conquista será de suma importância para o Estado, visto que não haverá maiores empecilhos para a comercialização do gado e seus derivados com outras áreas da federação.

Na última campanha de imunização do gado piauiense, a Adapi chegou ao índice de 94,23% de cobertura vacinal. Atualmente, o Piauí possui cerca de 1,730 milhão de cabeças de gado e de 670 búfalos. O Estado passou a realizar vacinações sistemáticas contra febre aftosa em 2004, e, a partir da criação da Adapi, em 2005, essas campanhas passaram a ser massivas.

De acordo com Raimundo José, diretor técnico da Adapi, o órgão está trabalhando muito para adequar o gado piauiense aos status de qualidade exigidos, e nos últimos cinco anos alcançou resultados bastante expressivos. São eles: índices vacinais consolidados, o órgão sempre alcança índices com mais de 90% de vacinação nas campanhas, sendo que na última realizada, o total foi de 97,47% das cabeças de gado imunizadas, além da consolidação de base cadastral e o controle efetivo do trânsito.

Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: