Educação

No Piauí, 1.912 candidatos terão Enem adiado por conta de ocupações

No Brasil, 304 locais de aplicação do Enem estão ocupados por estudantes em protesto

Terça - 01/11/2016 às 19:11



Foto: Facebook/Movimento Estudantil UFPI/CPCE Estudantes colocaram cartazes em ocupação ao Campus de Bom Jesus da UFPI
Estudantes colocaram cartazes em ocupação ao Campus de Bom Jesus da UFPI

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (1º), os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que não terão as provas aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro de 2016 por conta de ocupações. Para os estudantes desses locais, a prova será reaplicada nos  dias 03 e 04 de dezembro

No Piauí, dois locais de aplicação não receberão a prova neste fim de semana: Os campus da UFPI em Bom Jesus, e o campus do IFPI Sul, em Teresina. Dos 187.813 candidatos inscritos no Piauí para fazerem o exame, 1.912 irão fazer a segunda chamada.

Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.

A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: