Saúde

Natan Portela inaugura reforma de enfermarias e sala de endoscopia

A ação é uma sequência de realizações de benfeitorias na unidade de saúde.

Quarta - 28/02/2018 às 12:02



Foto: Ascom Fepiserh Hospital Natan Portela
Hospital Natan Portela

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela possui, atualmente, 132 leitos, 100% disponibilizados para o SUS, para assistência às doenças infecciosas e parasitárias. O hospital atende pacientes do Piauí, parte do Maranhão, Ceará e Bahia. Para melhorar o acolhimento desses pacientes, foi realizada uma reforma em uma das alas, que também ganhou mobiliário novo, e a sala de endoscopia, entregues nessa terça-feira (27), com a participação do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; e do presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Pablo Santos.

A ala reformada abrange quatro enfermarias, com três leitos cada, sendo um leito para isolamento. Já a sala de endoscopia passou a atender exigências da Vigilância Sanitária Estadual. A ação é uma sequência de realizações de benfeitorias no hospital, que ano passado já havia reformado a sala de radiologia, o bloco da pediatria, além de pequenos reparos nas enfermarias das demais alas. A partir de agora, os gases medicinais agora são canalizados para todo o hospital. Dentre os itens do mobiliário novo, camas, colchões, suporte de soro e tripé.

Para diretora-geral do hospital, Maria das Dores, a reforma significa uma importante melhoria para qualidade do atendimento, sobretudo, para os pacientes que ficam muito tempo internados. "Reformamos totalmente o Bloco F e a sala de endoscopia. Estamos com um ambiente mais apropriado e higiênico para acolher os pacientes, além de materiais que estavam em falta. Isso reflete diretamente na recuperação do interno, que tem mais conforto durante sua passagem, principalmente aqueles que estão com adoecimento grave, permanecendo por semanas ou até meses internados", explica a diretora.

Florentino Neto ressaltou o trabalho realizado pela diretora-geral Maria das Dores à frente do Natan Portela. "Temos que reconhecer o excelente trabalho realizado pela Dra. Maria das Dores, que, com poucos recursos próprios do hospital, tomou a iniciativa dela reformar a ala inaugurada hoje, com o apoio da secretaria e da fundação. Como gestora,  vem desempenhando uma excelente trabalho à frente desta casa. Temos que estimular e privilegiar administradores que promovem economia para poder otimizar outros resultados em seu ambiente", falou o secretário.

Para o presidente da Fundação Hospitalar, o órgão vem apoiando ações que fazem a diferença, como a reforma entregue aos pacientes do Natan Portela, e trabalhando para melhorar os serviços e a qualidade no atendimento nos hospitais que necessitam de uma atenção na parte estrutural.

"Ações como as de reforma, ampliação e melhorias estruturais refletem na qualidade do atendimento e na recuperação do paciente. Um ambiente adequado, limpo e mais confortável é essencial para o restabelecimento de quem está internado, sobretudo de quem vem de municípios distantes da capital. Essas benfeitorias e aperfeiçoamentos são contínuos e também estão sendo realizados em outros hospitais administrados pela fundação", destaca Pablo Santos.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: