Municípios

PRESERVAÇÃO

Praia em Luís Correia recebe 153 filhotes de tartaruga-de pente

Nascimento de filhotes de tartarugas marinhas acontecem em maior parte durante à noite, segundo coordenadora do ITD

Valciãn Calixto

Sexta - 06/03/2020 às 16:38



Foto: Divulgação/Instituto Tartarugas do Delta Filhotes de tartaruga em direção ao mar após nascimento em praia piauiense
Filhotes de tartaruga em direção ao mar após nascimento em praia piauiense

Quatro dias após liberar 103 filhotes de tartaruga marinha no litoral piauiense, o Instituto Tartarugas do Delta (ITD) acompanhou a chegada de outros 153 filhotes de tartaruga-de-pente na praia do Barro Preto, no município de Luís Correia, a 352 quilômetros de Teresina na noite da última quinta-feira (05)

O ITD informou que o monitoramento noturno realizado ontem registrou uma desova da mesma espécie na praia do Arrombado, no mesmo município e que somente na temporada 2020 mais de dez ninhos já nasceram nas praias do litoral. Além desta espécie, as praias piauienses são berçários para tartarugas-oliva, tartarugas-de-couro.

Em 2019, 14 mil tartarugas nasceram no litoral do Piauí, segundo estatística apresentada pelo Instituto. Segundo Werlanne Magalhães, coordenadora do ITD, a cada grupo de mil tartarugas apenas uma ou duas alcançam a fase reprodutiva. Os filhotes acabam se tornando alimento para animais maiores. Nesse sentido, o ITD realiza de preservação e monitoramento dos ninhos desde 2006 em solo piauiense.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: