Municípios

INCÊNDIO

Incêndio florestal atinge Parque Nacional Serra das Confusões

O parque nacional localizado no Sul do Piauí possui a maior reserva de Caatinga do mundo

Da Redação

Domingo - 22/10/2023 às 17:50



Foto: Polícia Militar do Piauí Incêndio florestal atinge o Parque Serra das Confusões
Incêndio florestal atinge o Parque Serra das Confusões

O incêndio florestal que começou em Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, chegou ao  território do Parque Nacional Serra das Confusões, no Sul do Piauí, neste domingo (22). O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a Polícia Militar e os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalham para combater as chamas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, são aproximadamente 7 mil hectares de terra que precisam de cuidados específicos.  O Parque Nacional da Serra das Confusões é a maior reserva de Caatinga do mundo.

"A linha de fogo, que já alcança entre 8 a 10 km, está localizada em regiões de difícil acesso, sendo necessário o trabalho de transporte de água feito pela aeronave da PM-PI", alertou o Corpo de Bombeiros. 

O fogo atingiu o Parque Serra das Confusões através da zona rural de Cristino Castro. O helicóptero da PM-PI está auxiliando no monitoramento da área atingida e despejando água sobre o fogo. Em Cristino Castro, o incêndio já destruiu mais de 23 mil hectares.  

O ICMbio, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), confirmou que há  três focos de incêndio ativos no parque, que estão sendo combatidos por uma equipe de 15 brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/MMA).

 O Parque Serra das Confusões tem a área total de 823,85 mil hectares, do bioma da Caatinga. Entre as espécies ameaçadas protegidas nesta unidade de conservação, estão a onça-pintada, a onça-parda, o tatu-canastra, o tatu-bola, e as aves jacucaca e araponga-de-barbela.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: