Municípios

Governador autoriza estudo para perfuração de poços em Fartura do Piauí

Wellington determinou ainda levantamento orçamentário para implantação de asfalto na cidade.

Sexta - 27/04/2018 às 11:04



A cidade de Fartura do Piauí comemora, neste domingo (29), 26 anos de emancipação política. Nessa quinta-feira (26), o governador Wellington Dias autorizou o que pode se tornar o presente mais esperado pela população da cidade. Em audiência com o prefeito Laênio Macêdo, foi autorizado o início do levantamento de reservas de água subterrâneas, para implantação do sistema de abastecimento na zona urbana do município.

“O governador designou um geólogo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) para identificar o local onde possamos perfurar e instalar uma bateria de poços para, assim, termos volume suficiente para abastecer a população”, explicou o prefeito.

Localizada a 610 km de Teresina, na região de São Raimundo Nonato, Fartura tem 5.250 habitantes, sendo que 3 mil vivem na zona urbana. A cidade já possui rede de distribuição d’água, mas falta o principal: a água. Uma barragem foi construída no município em meados de 2002, porém, há 16 anos ela não enche a ponto de atender à demanda da população. Os moradores são abastecidos o ano todo por meio de cisternas e carros-pipa.

Pesquisas indicam que a água subterrânea de Fartura é salobra. O governo do estado pretende instalar, junto aos poços, sistemas de dessalinização desenvolvidos com tecnologia israelense, para oferecer água potável à população. O sonho de ter água na torneira, se tornará realidade.

“Em um tempo de crise política e econômica no país, o governador Wellington Dias nos vem com essa solução que é a mais esperada pela população, que é a captação, tratamento e distribuição de água potável, um sonho da nossa população. Só temos que agradecer”, registrou Laênio Macedo.

Wellington determinou ainda um levantamento de dotação orçamentária para implantação de 21 mil m² de asfalto, nas principais ruas de Fartura do Piauí.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: