Municípios

REPARO

Adutora rompe e deixa moradores de Matias Olímpio sem água na região Norte do Piauí

Segundo nota divulgada pela Agespisa, abastecimento será retomado ainda hoje no município

Valciãn Calixto

Quinta - 21/05/2020 às 16:15



Foto: Ascom Obra na adutora
Obra na adutora

Os moradores de Matias Olímpio, município situado 155 quilômetros ao Norte de Teresina, estão sem o fornecimento de água nesta quinta-feira (21) devido mais um rompimento da adutora. A Agespisa emitiu comunicado informando que mantém uma equipe atuando no local e trabalhando para que o serviço seja restabelecido até 18h de hoje, entretanto, a regularização do abastecimento se dará de forma gradativa.

A concessionária também informou que a adutora de água tratada possui capacidade para 200mm, tendo sido implantada pela prefeitura da cidade e depois repassada para a Agespisa. Por conta do material de qualidade ruim e de ter sido construída em local de difícil acesso, a adutora vem causando diversos transtornos em sua operação e manutenção.

De acordo com o engenheiro José Maria Freitas, a Agespisa reconhece os sucessivos problemas e conta que ao longo do tempo foram instalados válvulas ventosas para extração de ar da tubulação, o que melhora a vazão e evita vazamentos frequentes. "Também  instalamos uma válvula de alívio de pressão para garantir que a pressão não ultrapasse os limites que a tubulação suporta", disse diretor de Operação da concessionária.

Ele explicou ainda que esses mecanismos deveriam ter sido previstos no projeto original de implantação da adutora. José Maria Freitas informa que a diretoria da empresa estudando alternativas para melhorar a eficiência, identificando os pontos de maior vulnerabilidade da adutora.

No início desta semana, o abastecimento também foi prejudicado por problemas de energia elétrica, que estava insuficiente para o funcionamento do sistema de captação de água bruta. O sistema foi novamente colocado em operação após a Equatorial Energia restabelecer totalmente a energia elétrica.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: