Mundo

Vulcão entra em erupção na Indonésia e força retirada de centenas de moradores

A Indonésia é conhecida por frequentes atividades sísmicas e vulcânicas devido à sua localização

Da Redação

Quarta - 17/04/2024 às 09:06



Foto: x (ex-twitter) Divulgação
Divulgação

Um vulcão em uma área isolada da Indonésia entrou em erupção, forçando centenas de pessoas a deixar a região na quarta-feira (17). A montanha liberou lava e uma enorme nuvem de fumaça.

O Monte Ruang, um vulcão situado na província de Sulawesi, começou a entrar em erupção às 21h45 (10h45 no horário de Brasília) de terça-feira, e a atividade continuava na quarta-feira, segundo as agências de vulcanologia e geologia.

Embora não tenham sido registradas vítimas após a erupção, cerca de 800 pessoas foram forçadas a deixar dois vilarejos na ilha vizinha de Tagulandang, conforme relatado pela agência estatal Antara.

A primeira erupção produziu uma coluna de cinzas de 2 km de altura. Posteriormente, o vulcão expeliu materiais que atingiram uma altura de 2,5 km, conforme informado por Muhamad Wafid, diretor da agência de geologia.

Na segunda-feira, a agência de vulcanologia havia emitido um alerta de que a atividade do Monte Ruang havia aumentado após dois terremotos registrados nas semanas anteriores.

A Indonésia é conhecida por frequentes atividades sísmicas e vulcânicas devido à sua localização no “Anel de Fogo do Pacífico”.

Veja vídeo:

Fonte: g1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: