Mundo

HISTÓRICO

Brasileira faz bonito em eleição na Grécia; candidato da oposição foi eleito

Apesar dos preconceitos existentes contra brasileiros no exterior, Rosélia Alves conquistou 54 votos

Da Redação

Segunda - 09/10/2023 às 16:39



Foto: Arquivo pessoal Rosélia Alves com as filhas em Aráchova
Rosélia Alves com as filhas em Aráchova

Teresina (09) - A piauiense Rosélia Alves de Sousa fez história na Grécia, como adiantado pelo Blog do Brandão, do Portal Piauí Hoje.com. A piauiense, natural de Batalha, no Norte do Piauí, concorreu nas últimas eleições de Aráchova (pronuncia-se Arárrova), uma cidade grega com cerca de 3 mil habitantes.

Rosélia lançou seu nome para concorrer ao legislativo na cidade grega e, apesar dos preconceitos existentes contra brasileiros no exterior, conquistou 54 votos. Para ela, foi motivo de felicidade, pois representa uma retribuição à sua forma positiva e humilde de encarar a vida e se relacionar com todos à sua volta.

Nascida na localidade Serra de Dentro, zona rural do município de Batalha, no Norte do Piauí, Rosélia enfrentou seus medos e, aos 25 anos, decidiu deixar o Brasil para morar na Grécia.

Em conversa com o Portal Piauí Hoje.com, a piauiense contou que sua decisão de concorrer às eleições foi um reflexo de sua determinação e das amizades que cultivou ao longo dos anos lá.

No entanto, Rosélia não conseguiu se eleger, pois na Grécia, as eleições, que ocorrem a cada 5 anos, funcionam de maneira diferente do sistema eleitoral brasileiro. Nesse contexto, o prefeito eleito tem o poder de escolher seus vereadores mais votados.

Efstathia Inglezou - Foto: Reprodução/TVStar.gr

Efstathia Inglezou, candidata apoiada pela piauiense ao cargo de prefeita de Distomo, Arachova, Antikyra, obteve cerca de 20% dos votos, contra Yannis Stathas, candidato eleito, que obteve em torno dos 70%.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: