Mundo

Cinco alpinistas desaparecidos são encontrados mortos

A polícia ainda busca pela sexta pessoa desaparecida

Da Redação

Segunda - 11/03/2024 às 10:03



Foto: Reprodução Alpes suíços
Alpes suíços

Cinco dos seis alpinistas desaparecidos desde sábado (09) nos Alpes Suínos, na Suíça, foram encontrados mortos nesta segunda-feira (11). O grupo era composto por pessoas entre os 21 e 58 anos de idade, que haviam saído da cidade de Zermatt para chegar à aldeia de Arolla, a grande altitude. Até o momento, a polícia não divulgou dados dos corpos encontrados e disse que ainda procura o sexto alpinista desaparecido.

Devido às más condições meteorológicas que dificultaram as operações de resgate, uma equipe finalmente foi enviada. 

“Descobriu os corpos de cinco das seis pessoas dadas como desaparecidas”, na região de Tête Blanche, indicou, em comunicado, a polícia do cantão de Valais (sudoeste).

Durante o fim de semana, uma tempestade nos Alpes do Sul e o perigo de avalanches impediram os helicópteros das equipes de socorro de se aproximarem da zona durante muito tempo. 

No domingo à noite, uma equipe de três socorristas e um policial da unidade de montanha conseguiram ser transportados de helicóptero “para perto da cabana Dent Blanche”, declarou a polícia em comunicado. 

“Por volta das 21h20 (20h20 de domingo em Lisboa), chegaram ao setor de Tête Blanche onde descobriram os corpos de cinco das seis pessoas dadas como desaparecidas”, acrescentou. A sexta pessoa ainda não foi localizada.

Dos seis suíços desaparecidos, cinco eram membros da mesma família. A polícia não divulgou as identidades dos corpos encontrados.  De acordo com a polícia, os servidores de emergência tinham sido alertados no sábado à tarde por um membro da família que devia ir buscar o grupo em Arolla, preocupado por os familiares não terem chegado ao local combinado.

Nos Alpes, as autoridades registaram rajadas de vento entre 110 e 150 quilómetros por hora (km/h), e até 190 km/h acima dos 1.800 metros. A polícia do Valais pediu máxima prudência durante os próximos dias, pois mesmo que o vento tenha abrandado, o perigo de avalanches persiste.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: