Olhe Direito!

Olhe Direito!

Mitos e verdades sobre as amígdalas

Quarta - 27/04/2016 às 22:04



São Paulo – Localizadas entre a boca, o nariz e a garganta, as amígdalas são grandes aliadas do nosso sistema imunológico. São formadas por tecido linfoide, o mesmo tecido das adenóides. Elas desenvolvem a função de produzir anticorpos para o combate aos micro-organismos causadores de doenças da mucosa respiratória e do aparelho digestório, que invadem nosso corpo pelo ar ou pelos alimentos.



Conheça abaixo o que é mito ou verdade sobre essas estruturas protetoras de acordo com a opinião do o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo, Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci.



Toda dor de garganta é sinal de amigdalite. Mito! Apesar da amigdalite ser uma grande responsável pelo desconforto na garganta, as infecções também podem acometer toda a região da faringe. Por isso, a cirurgia para retirar as amígdalas não garante que os incômodos de garganta sumirão. É comum que pacientes que operam as amígdalas possam ter episódios de faringites: estas infecções são causadas por vírus na grande maioria das vezes e são muito frequentes na população geral.



Fumar pode desencadear problemas nas amígdalas. Verdade! Fumantes e até pessoas que entram em contato com a fumaça do cigarro (contém mais de 4.700 substâncias tóxicas) com frequência têm maior chances de desenvolver amigdalite, que nada mais é do que uma infecção das amígdalas.



Muitos problemas nas amígdalas podem prejudicar seu funcionamento. Verdade! Se elas sofreram muitas agressões por causa de infecções de repetição sua capacidade de funcionar diminui, ou seja, elas estão presentes, mas não exercem nenhuma atividade positiva, podendo ser extraídas.



A retirada das amígdalas é indicada em todos os casos de problema no local. Mito! A remoção cirúrgica só é realizada em episódios específicos que não respondem ao tratamento clínico e causam grande desconforto ao paciente (caso da amigdalite caseosa) e/ou acontecem várias vezes ao ano, as chamadas amigdalites de repetição.



Retirar as amígdalas faz mal e diminui a imunidade. Mito! Não há nenhum mal em viver sem as amígdalas. A função delas é completar um conjunto de defesa do organismo, porém, é muito mais grave conviver com uma dificuldade de respiração do que sem elas no corpo. As amígdalas têm com função primordial a proteção da nossa via aérea superior. Porém, existem outros mecanismos de defesa também com essa função. Portanto, quando as amígdalas são retiradas, estes outros mecanismos suprem esta função, mantendo a defesa do organismo protegida!



Retirar as amígdalas engorda. Verdade! Após a cirurgia o paciente pode passar a comer mais porque a deglutição torna-se mais fácil e o olfato e o paladar, mais apurados. Ela também minimiza o seu gasto energético, que antes acontecia com a respiração trabalhosa e com os processos inflamatórios.



Sobre o especialista: Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci é Sócio da Clínica Dolci ­ Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial, em São Paulo; Membro titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico­Facial; Membro Eleito da Comissão de Residência e Treinamento da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico­Facial; Membro titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face; Professor Instrutor de Ensino do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo; Doutor em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: