Ministro turco alerta para 'ruptura' de relação com EUA

Para Mevlut Cavusolgu, EUA "descumprem com a palavra"


Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa Foto: Reprodução

As relações entre a Turquia e os Estados Unidos estão prestes a chegar a um "ponto de ruptura", de acordo com o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.

Durante um discurso no Instituto de Relações Internacionais de Moscou, o chanceler destacou que os EUA "fornecem armas aos curdos sírios" e que, caso o país continue a "descumprir com a palavra", Ancara terá de agir de maneira unilateral.

"O povo turco tem uma atitude negativa para com os EUA, porque eles não mantêm sua palavra e sempre mentem. As relações entre nossos países estão em ponto de ruptura", declarou.

Na próxima segunda-feira (19), o ministro turco se reuniria com o ex-secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson para discutir um acordo de retirada das milícias do grupo curdo Unidades de Proteção Popular (YPG) de Manbij, na Síria.

No entanto, com a demissão de Tillerson, a busca pelo acordo sobre Manbij, localidade estratégica a oeste do rio Eufrates - onde estão espalhadas forças norte-americanas -, é incerta.

Cavusoglu ainda explicou que Ancara espera uma retirada completa dos curdos a leste do rio Eufrates e um controle juntamente a Washington para a segurança de Manbij, assim como a devolução das armas fornecidas pelos Estados Unidos. 

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: