Cidade

Ministro da Saúde cumpre agenda em Teresina no feriado de amanhã

Ricardo Barros conhecerá ações de saúde executadas na capital e assinará convênio com a Prefeitura

Quinta - 07/12/2017 às 14:12



Foto: Divulgação Ministro da Saúde
Ministro da Saúde

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, vem a Teresina amanhã, 08, a partir das 11h ele participa do Dia D de Combate à Dengue, no Parque Lagoas do Norte. De lá, segue, por volta das 12h15, para o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo (CISLA), onde assina o convênio que autoriza o repasse de R$ 3.400.000,00 em recursos para a construção do Centro de Atenção à Saúde da Mulher na capital. O novo centro vai se tornar um espaço de referência no atendimento à população feminina, oferecendo tratamentos e exames especializados.

Durante o evento no CISLA, o Ministro da Saúde receberá ainda o software desenvolvido pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina para o sistema online de regulação de consultas e exames. A ideia é que a experiência bem-sucedida se torne um projeto piloto para aplicação em outras regiões do país.

Ainda no Centro de Saúde Lineu Araújo, o Prefeito Firmino Filho assina a autorização para o processo de licitação da obra do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, que será iniciado imediatamente. “A pretensão do município de Teresina é possibilitar o mais rápido possível a execução da obra em prol da saúde da mulher”, diz o presidente da FMS, Sílvio Mendes.

O novo Centro vai ser anexo ao Lineu Araújo e terá como público alvo as mulheres a partir da adolescência (14 anos) até a terceira idade. O atendimento será feito por uma equipe multiprofissional, das áreas de ginecologia, mastologia, radiologia, ultrassom, entre outras. Serão ofertados serviços de prevenção e diagnóstico das principais doenças que acometem o público feminino, como câncer de mama e câncer de colo de útero. Haverá ainda um serviço voltado às mulheres no climatério (menopausa), fase da vida que requer acompanhamento em diversas áreas médicas. Além disso, será disponibilizado um serviço voltado aos problemas de infertilidade feminina, com possibilidade de realização de inseminação artificial com casos de indicação, procedimento caro e inacessível para muitas pessoas.

Fonte: Ascom PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: