Arte e Cultura

MinC faz oficina e divulga Prêmio Culturas Populares

As inscrições terminam nesta sexta-feira (28/7).

Quinta - 27/07/2017 às 13:07



Foto: www.iabrj.org.br MinC
MinC

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC) promoveu, uma oficina no Festival de Inverno de Garanhuns, Pernambuco, para instruir mestres e mestras de cultura popular sobre como se inscrever no 5º Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. As inscrições terminam nesta sexta-feira (28/7). 

Em sua 27ª edição, o Festival de Inverno de Garanhuns é uma referência na cultura popular brasileira. Sua programação conta com música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais, literatura e artesanato, entre outras formas de expressão. Além da oficina e da abordagem direta aos artesãos, os servidores do MinC distribuíram cartilhas e deram entrevistas a emissoras de rádio na cidade.

Em outra frente, servidores da Representação Nordeste compareceram à abertura da 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda, no último dia 6 de julho. Percorreram estandes, conversaram com artistas e convidaram expositores a participar do Prêmio.

Nesta quarta-feira (26/7), a chefe da Representação Regional, Maria do Céu Vasconcelos, voltou ao Centro de Convenções, como palestrante do 4º Congresso Pernambucano de Municípios. Mais uma vez, aproveitou para divulgar o Prêmio Culturas Populares. "A ideia é fazer a informação chegar ao maior número possível de pessoas. A cultura precisa ser desburocratizada. Com o Prêmio, vamos poder mapear nossa cultura popular, especialmente na região Nordeste, que tem uma produção tão rica", disse Maria do Céu.

O Prêmio

A 5ª Edição do Prêmio Culturas Populares do MinC vai agraciar 500 artistas e iniciativas com R$ 10 mil cada, em todo o país. As inscrições no Prêmio podem ser feitas pela internet ou pelo correio (ver endereço abaixo).

O Prêmio busca fortalecer as expressões culturais populares brasileiras. Exemplos dessas iniciativas são o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Ficaram de fora Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos do MinC.

Este é o primeiro edital de cultura popular lançado pelo Ministério da Cultura desde 2012 e o maior em número de premiações.

Entre os critérios avaliados para obter a premiação, estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir de suas práticas culturais; e impacto social e contribuição para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos.

Inscrições e mais informações no hotsite do Prêmio. 

Para se inscrever pelo correio, endereçar a correspondência da seguinte forma: Ministério da Cultura/Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural – Prêmio Culturas Populares, aos cuidados da Coordenação-Geral de Mobilização. Endereço: Setor Hoteleiro Sul, quadra 2, bloco B, Edifício Telex - térreo, Caixa Postal 8591, Brasília-DF, CEP 70312-970.

Fonte: Ministério da Cultura

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: