Saúde

Medicamento contra diabetes beneficia o coração

Jardiance (empagliflozina) reduziu de forma consistente o risco de morte cardiovascular em adultos com diabetes tipo 2, independentemente do tipo de doença card

Sábado - 26/11/2016 às 15:11



Foto: Jornal O NORTÃO Diabetes
Diabetes

Os novos dados apresentados nas Sessões Científicas da American Heart Association de 2016 —o maior congresso americano de cardiologia-- mostraram que o Jardiance (empagliflozina) reduziu de forma consistente o risco de morte cardiovascular, independentemente do tipo de doença cardiovascular de base, em comparação com o placebo, quando adicionado ao tratamento padrão- em adultos com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular estabelecida.

Os achados fazem parte do estudo EMPA-REG OUTCOME, que é o primeiro estudo de um medicamento para diabetes a mostrar uma redução na morte cardiovascular em adultos com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular estabelecida. Esse estudo é apoiado pela Boehringer Ingelheim e Eli Lilly and Company.

"Uma vez que aproximadamente 50% das mortes de pessoas com diabetes tipo 2 em todo o mundo são atribuídas a causas cardiovasculares, precisamos de tratamentos contra diabetes que ajudem a reduzir esta complicação em indivíduos que apresentam um problema cardiovascular subjacente”, disse o investigador principal do estudo Dr. Bernard Zinman, Diretor do Centro de Diabetes do Hospital Monte Sinai; Cientista Sênior do Instituto de Pesquisa Lunenfeld Tanenbaum, e Professor de Medicina da Universidade de Toronto, no Canadá “A doença cardiovascular é duas a quatro vezes mais comum em pessoas com diabetes tipo 2 e é um termo abrangente que consiste em vários desfechos vasculares diferentes, incluindo ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doença vascular periférica e acidente vascular cerebral”.

Para esta análise post hoc, os participantes do estudo foram agrupados com base no tipo de doença cardiovascularde base, que inclui histórico de ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca, fibrilação atrial e doença arterial periférica existente. Taxas mais baixas de morte cardiovascular foram observadas no grupo de Jardiance, independente do tipo de doença cardiovascular. Os eventos adversos observados foram consistentes com o perfil de segurança conhecido de Jardiance.

“Jardiance é o único medicamento oral para diabetes tipo 2 que demonstra, em um estudo clínico, reduzir o risco de morte cardiovascular", disse o professor Hans-Juergen Woerle, Vice-Presidente Global da Área Médica da Boehringer Ingelheim. "Esses resultados fornecem mais evidências e reforçam o poder dos dados do EMPA-REG OUTCOME, demonstrando uma redução no risco de morte cardiovascular em adultos com diabetes tipo 2 e doença cardiovascular estabelecida.”

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: