Saúde

Maternidades promovem semana de sensibilização para doação de leite

Atividades começam hoje (15) e seguem até o fim da semana nas maternidades do Buenos Aires, Satélite e Wall Ferraz

Segunda - 15/05/2017 às 15:05



Foto: Reprodução Amamentação: Fundação Municipal de Saúde inicia campanha de aleitamento marteno
Amamentação: Fundação Municipal de Saúde inicia campanha de aleitamento marteno

As maternidades de Teresina estão se mobilizando para a Semana de Doação de Leite, em alusão ao Dia Mundial que é comemorado em 19 de maio. As atividades começaram hoje (15) e seguem até o fim da semana nas maternidades do Buenos Aires, Satélite e Wall Ferraz.

O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano. “Se você estiver em casa amamentando seu bebê, gozando de boa saúde e tiver leite sobrando no peito, ajude o banco de leite. É um ato de amor e de solidariedade”, pede a nutricionista Déborah Sobral, da Maternidade Wall Ferraz, que promoveu hoje uma roda de conversa com o tema “Mitos e verdades sobre ser doadora de leite humano”. As mães da unidade foram convidadas para uma reflexão sobre a maternidade e também passaram por um momento de beleza, com distribuição de kits.

Já a Maternidade do Satélite está promovendo durante esta semana uma exibição de vídeos com depoimentos de doadoras em seus ambulatórios nos turnos manhã e a tarde. Haverá também uma palestra sobre doação de leite humano na sexta (19), às 10h, durante a Semana de Enfermagem.

A Maternidade do Buenos Aires, por sua vez, está organizando palestras voltadas às mães internadas no local, abordando temas como benefícios do aleitamento, técnicas e cuidados durante a amamentação e doação de leite. A ação será complementada com uma dinâmica em forma de gincana, em que as participantes responderão perguntas sobre os temas das palestras e terão a oportunidade de trocar experiências sobre o tema. Por fim, haverá uma exposição multiprofissional sobre a importância da doação de leite com profissionais como neonatologista, nutricionista, psicólogo, enfermeira e assistente social, além de doação de bolsas e a premiação de uma rifa, com objetivo de recolher frascos para os kits de doação de leite.

O leite materno é essencial para os recém-nascidos, pois alimenta e protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. A doação de leite humano salva a vida de milhares de crianças prematuras no Brasil. O Dia Mundial de Doação de Leite Humano simboliza a união de esforços de 23 países da América Latina, Europa e África para salvar a vida de milhões de crianças.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: