Saúde

Maternidade mantem ações para estímulo à amamentação e doação de leite

Palestras acontecem dias 28 e 30 na Maternidade do Satélite

Segunda - 27/08/2018 às 17:08



Foto: Rômulo Piauilino Amamentação
Amamentação

Campanhas de sensibilização e também educativas  são realizadas nas maternidades da Prefeitura de Teresina para que as mães sejam estimuladas a amamentar e também possam ser doadoras de leite. Na maternidade do Satélite, zona Leste, acontece nesta terça-feira, 28, a palestra Saúde bucal da gestante, a partir das 8h30, no auditório da maternidade. Na próxima quinta-feira, 30, tem a palestra Amamentação alicerce para a vida, no mesmo horário e local.

Este mês está sendo denominado de agosto dourado, em referência ao leite materno e por ser o melhor alimento para as crianças até o sexto mês de vida. “Fazemos de forma continuada várias ações com as mães desde o pré-natal até após o parto para que elas tenham todas as informações necessárias sobre a importância de amamentar e sobre o ato de retirar o leite quando é para a doação”, diz a nutricionista Luciana Ribeiro Pereira, da Maternidade do bairro Satélite, zona Leste. Responsável pelo posto de coleta de leite humano na unidade.

Ela informa que tem aumentado o número de mulheres que estão doando leite nas maternidades municipais. Este ano já são 65 novos cadastros de mães doadoras com a média mensal de 9 mulheres. No ano passado 102 mães estavam cadastradas.

O município mantém dois postos de coleta de leite: além do Satélite, há outro na Maternidade Professor Wall Ferraz, bairro Dirceu, zona Sudeste. Nesses espaços, as mães são orientadas sobre os procedimentos de retirada do leite para serem levados aos postos de coleta. Também são mantidas equipes que fazem a coleta nas residências, nos casos em que a mulher não pode ir até o posto.

Mãe pela primeira vez, Nicole Gabrielle Silva, 19 anos, já é doadora e está satisfeita em poder doar o leite que sobra. “A nutricionista da maternidade do Satélite conversou comigo e como sobrava muito leite eu resolvi ser doadora e me sinto muito feliz em saber que estou alimentando crianças que precisam muito”, diz.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: