Política

Marden Menezes propõe audiência pública para discutir crise no sistema carcerário piauiense

O deputado explicou que vem sendo procurado pela população e por entidades ligadas à área da segurança pública, sendo necessário dar uma resposta à sociedade.

Terça - 28/11/2017 às 23:11



Foto: Ascom Audiência Pública
Audiência Pública

audiencia, 

O deputado Marden Menezes (PSDB) teve hoje (28) aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa requerimento para realização de audiência pública com o objetivo de discutir a crise no sistema carcerário piauiense e possíveis soluções para o setor. O deputado explicou que vem sendo procurado pela população e por entidades ligadas à área da segurança pública, sendo necessário dar uma resposta à sociedade.O deputado Marden Menezes (PSDB) teve hoje (28) aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa requerimento para realização de audiência pública com o objetivo de discutir a crise no sistema carcerário piauiense e possíveis soluções para o setor. O deputado explicou que vem sendo procurado pela população e por entidades ligadas à área da segurança pública, sendo necessário dar uma resposta à sociedade.

Marden chamou ainda a atenção para o número insuficiente de profissionais na área, referindo-se aos agentes penitenciários. “Há inúmeras reclamações da sociedade, de organismos não governamentais, de segmentos da população, sobre o elevado número de presos, a falta de infraestrutura nas penitenciárias e, sobretudo, o déficit de agentes penitenciários no setor. De forma que nós entendemos como relevante a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Segurança Pública, chamar essa discussão, no intuito de debater a temática, que interessa a toda a população piauiense, na busca por soluções a curto prazo”, justificou.

O parlamentar citou também as rebeliões e contínuas tentativas de fugas nas unidades prisionais do Piauí. “Nós sabemos que recentemente aconteceram rebeliões, levando, inclusive a fuga de prisioneiros (Irmão Guido), aconteceram casos complicados que precisam de uma explicação como foi o caso de uma criança encontrada dentro de uma cela na penitenciária Major César. De forma que a gente entende que esse tema de grande impacto, de grande repercussão precisa ser melhor debatido aqui na Assembleia para que a gente possa apontar possíveis soluções”, argumentou Marden Menezes.

Devem ser convidados para a audiência pública, os secretários de Justiça do Estado, Daniel Oliveira e Segurança Pública, Fábio Abreu, além de representantes do Ministério Público Estadual, do Sindicato dos Agentes Penitenciários, da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-PI, da Associação Geral do Pessoal Penitenciário do Estado, entre outras entidades do setor.

Também na sessão de hoje, o deputado Marden Menezes apresentou um Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de cidadão piauiense ao senhor Marcelino Lopes Neto. 

Fonte: Ascom Dep Marden

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: