Mundo

Manifestantes tomam as ruas de Washington contra Trump

Os policiais tentaram reprimir os protestos com spray de pimenta

Sexta - 20/01/2017 às 19:01



Foto: AFP/ Jewel Protestos contra a posse de Trump
Protestos contra a posse de Trump

Milhares de manifestantes com os rostos escondidos por máscaras incendiaram as ruas de Washington, a capital dos Estados Unidos, nesta sexta-feira (20), ao mesmo tempo em que o republicano Donald Trump tomava posse como presidente do país. Os policiais tentaram reprimir os protestos com spray de pimenta. Durante a confusão, vidraças de diversos estabelecimentos comerciais foram quebradas e lixeiras foram viradas nas ruas. 

Após a posse, os manifestantes continuaram protestando nas ruas da cidade e atirando objetos contra os policiais, que, agora em número maior, revidaram com bombas de gás lacrimogênio, agressão física direta com cassetetes e spray de pimenta. Cerca de 30 mil agentes foram destacados para a segurança em Washington nesta sexta-feira (20).

Aproximadamente 100 pessoas foram presas, três policiais ficaram feridos e muitas lojas foram quebradas. Os protestos com o maior número de confrontos entre manifestantes e policiais ocorreram nas proximidades do Capitólio (o Congresso Nacional), da redação do jornal The Washington Post e em uma da avenidas onde Donald Trump desfilaria, já como presidente empossado.

Mais cedo, antes do início da cerimônia de posse de Trump, que contou com a presença do presidente Barack Obama, além de ex-presidentes dos Estados Unidos e da democrata Hillary Clinton, ex-primeira-dama derrotada na eleição presidencial em confronto agressivo, ativistas marcharam em frente à Casa Branca segurando cartazes contra o racismo e contra a xenofobia, em alusão às frases preconceituosas que o então candidato Donald Trump proferiu durante a campanha presidencial.

Trump assume a presidência da potência mundial com índice recorde de rejeição (40%) entre os eleitores norte-americanos. Além disso, o estilo polêmico do novo presidente do país provocou divisão também na classe política antes mesmo de iniciar seu governo. Mais de 50 parlamentares do Partido Democrata anunciaram que não compareceriam à cerimônia de posse de Trump.

Fonte: Jornal do Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: