Entretenimento

Maneco revela história real que inspirou troca de bebês em 'Por Amor'

Em entrevista, ele aproveitou para traçar um perfil do que gosta de produzir e relembra momentos memoráveis das suas novelas
Fonte: Noticias ao minuto | Editor: Redação 08/05/2017 07:56
Manoel Carlos Manoel CarlosFoto: Reprodução

Prestes a reestrear no Canal Viva, nesta segunda (8), a novela 'Por Amor' guarda uma das maiores polêmicas da teledramaturgia nacional: uma troca de bebês entre mãe e filha, logo no início da trama.

O autor Manoel Carlos, no alto dos seus 83 anos, coleciona esses e outros sucessos como escritor de novelas na Globo. Em entrevista recente ao "Ofício em Cena", ele aproveitou para falar sobre a inspiração para a história e traçar um perfil do que gosta de produzir e relembra momentos memoráveis das suas novelas.

"Dizem que eu faço uma dramaturgia realista, naturalista, mas eu não acho nada disso. Procuro apenas fazer uma coisa verossímel”, disse. “Você se apresenta, oferece um café, começa a conversar, ela vê a foto da sua família, pergunta o que você faz... Pronto, a novela já começou. Eu me preocupo que seja assim, um bate-papo", conta.

Dois de seus maiores sucessos, "Laços de Família" (2000) e "História de Amor" (1995) são muito bem lembrados pelo público brasileiro ainda hoje. A novela "Por Amor" (1997), porém, foi a que rendeu a maior polêmica com a história da troca de bebês entre mãe e filha, vividas por mãe e filha da vida real, Regina e Gabriela Duarte.

O autor conta que a inspiração veio de uma história que aconteceu no interior do Ceará: uma mãe deu a luz no mesmo dia que a filha e trocou os bebês ao perceber que o neto tinha morrido, exatamente como o autor escreveu na novela. “A troca de bebês foi um acontecimento porque ninguém acreditou que aquilo fosse possível. A Regina Duarte me ligou perguntando se eu achava mesmo necessário colocar essa cena. Foi uma comoção geral na época. Essas coisas parecem absurdas mas são muito possíveis", declarou.

A cena foi ar há quase 20 anos.

Comentários